Boa tarde! - sábado, 20 de setembro de 2014
Notícias
13/11
às 0:53:
2013
Prefeitura recebe reivindicações de Associações Comunitárias
Como pauta os comunitários pediam a limpeza e ampliação de aguadas, barragens e açudes; recuperação e cascalhamento de estradas; construção de cisternas de bicas...

Cerca de 300 pessoas mobilizaram-se pela manhã desta terça-feira, 12, no prédio da Prefeitura Municipal de Monte Santo e trouxeram uma pauta de reivindicações para o poder executivo municipal. No ensejo, Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, que aderiram à paralisação nacional, juntaram-se com os manifestantes das comunidades rurais do município.

 

Como pauta os comunitários pediam a limpeza e ampliação de aguadas, barragens e açudes; recuperação e cascalhamento de estradas; construção de cisternas de bicas; construção de PSF regional; transportes para saúde; melhoramento da iluminação pública; instalação de dessanilizador na comunidade de Lagoa do Saco e melhoramento de qualidade e do abastecimento da água do exército.


 

Uma comissão de representantes da ARESOL, Associações Comunitárias Rurais, Associações de Fundo e Fecho de Pasto, representantes da ACOTERRA, AREFASE e CPT de Senhor do Bonfim foi criada e reunida junto ao Prefeito Municipal, Jorge Andrade, que não se omitiu em ouvir todas as reivindicações e cumpriu toda a pauta em questões de horas. Na chegada do excelentíssimo senhor prefeito, a comissão já estava formada e na companhia da assessoria jurídica, do vice prefeito e de secretários, reuniram-se por cerca de 02h30min, onde discutiam a pauta e procuravam uma solução para os problemas ali, apresentados.

 

A situação do povoado de Tapera, foi tratado de uma forma especial devido a parceria que é pensada com o governo do estado para a recuperação de um dos maiores e mais importantes açudes de nossa região. Charles Conceição, representante da Associação de Tapera, ressalta que além de sua importância hídrica o açude tem uma grande história. "O açude de Tapera tem uma existência a cerca de 30 anos e desde a sua construção até hoje, ninguém nunca conseguiu ver o chão dele, pra se ter uma ideia, ele foi totalmente construído de forma braçal e é o sustento de muita gente não só naquela localidade." destaca. Uma reunião será marcada em breve, com o secretário da Casa Civil, Rui Costa e com o vice governador, Otto Alencar, na presença de representantes da Associação Comunitária de Tapera, para apresentar a situação do açude.


Em sua fala, Jorge Andrade agradeceu à todos que se faziam presentes e explicou como seria aceita a pauta. De início, a limpeza de aguadas de localidades foram acertadas com uma certa emergência devido a proximidade das "chuvas de verão" e os trabalhos já começaram antes mesmo da reivindicação, a exemplo da aguada do "Paredão do Lou". Três roteiros foram criados para facilitar os trabalhos, sendo: São Gonçalo, Bento, Poço do Boi, Barra, Flores, Paciência, Lagoa Bonita, Santo Antônio do Mestre, Penedo e Caraíba o primeiro; Desterro do Alto Alegre, Saguim, Jacurici e Pedra do Dórea o segundo e respectivamente; Barreiras do Jardim, Paus Verdes, Fazenda Velha e Caramujo o terceiro.

 

Antes mesmo das reivindicações algumas das localidades, as quais não estavam em pauta, já estavam recebendo patrolamento e cascalhamento de estradas vicinais, limpeza e recuperação de aguadas e a construção de cisternas pelo município afora.

 

Em acordo com os representantes das associações, o cascalhamento de estradas será iniciado após o serviço com as aguadas. Com a saúde abordada, a prefeitura se comprometeu em aumentar o efetivo dos transportes destinados à emergências. Já a iluminação pública, que também foi pautada, a prefeitura municipal se comprometeu em realizar banho de luz até junho do ano que vem, nas comunidades apresentadas e em outras que necessitam. E na reivindicação dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, uma reunião para o próximo 6 de dezembro foi marcada.

 


No final do movimento, o prefeito Jorge Andrade se juntou aos manifestantes e almoçou pelos corredores do prédio da prefeitura e assinou termos de responsabilidade ao cumprimento da pauta com todos os representantes das associações. Todos saíram com um sorriso no rosto em saber que a democracia venceu mais uma vez e sabendo que a vitória, propriamente, é em prol do povo. 



Confira abaixo o acordo:

 

ASCOM PMMS
Fotos: Daniel Dantas, equipe MonteSanto.net


Equipe: MonteSanto.net
Leia Também:
Tolentino material de construção
Tudo para sua construção
Praça Monsenhor Berenguer
Tel (75) 32751254
Tolentino material de construção
Consórcio Nacional Honda
Arioston Moreira
Tel (75)91170015
Consórcio Nacional Honda
R.M Som
WWW.RMSOM.COM - O site da Galera
ramonmourapv@hotmail.com
Tel (75) 9948-2861
DIDA TRANSPORTES
Seu trasporte mas seguro
didatransportes@hotmail.com
Tel (75) 99728435
DOBINHA VEICULOS
BG FINANCEIRA
AVENIDA WALTER CALDAS
Tel (75 )9245-9270
VIDRAÇARIA DAVI
ORG. LEO
PRAÇA SAÕ SEBASTIÃO MONTE SANTO-BA
Tel (75) 9127-7493
PAX FEDERAL
PLANO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
PRAÇA MONSENHOR BERENGUER CENTRO
Tel (75) 3275-1007
ÓTICAS FERNANDA
SUA ÓTICA MAIS PERTO DE VOCÊ!
PRAÇA MONSENHOR BERENGUER S/N CENTRO
Tel (75) 8180-4248/ (75) 8324-6872
ONG EXIGE DEFENDE
Tel
J.P.V Material De Construção
O Point De Sua Construção
Avenida Walter Caldas
Tel
J.P.V Material De Construção
G BARBOSA
TUDO PARA VOCÊ !
Av. Euclides da Cunha, 65 - Centro • Monte Santo
Tel
CAIXA AQUI SANTO MONTE Fazendo a conta mais simples para tornar seu sonho realidade.
Faça o seu CONSIGNADO com a menor taxa de todos os BANCOS. Pesquise e comprove!!! Taxas à partir de
PRAÇA PROFESSOR SALGADO AO LADO DO TERRAÇO
Tel 75 9231-4692 - 75 9841-6574.
LAN HOUSE PONTO DO ACESSO
O SEU PONTO DE ENCONTRO
RUA MONSENHOR JOSE DIAS
Tel (75) 9171-7363
CONNECT
PROVEDOR DE INTERNET
Tel (75) 3275-1065 / (75) 9116-9509
SUPERMERCADO HIPER REAL
PRAÇA PROFESSOR SALGADO N° 66
Tel (75) 3275-1337
SUPERMERCADO HIPER REAL