Boa tarde! - quinta, 27 de novembro de 2014
Notícias
13/11
às 0:53:
2013
Prefeitura recebe reivindicações de Associações Comunitárias
Como pauta os comunitários pediam a limpeza e ampliação de aguadas, barragens e açudes; recuperação e cascalhamento de estradas; construção de cisternas de bicas...

Cerca de 300 pessoas mobilizaram-se pela manhã desta terça-feira, 12, no prédio da Prefeitura Municipal de Monte Santo e trouxeram uma pauta de reivindicações para o poder executivo municipal. No ensejo, Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, que aderiram à paralisação nacional, juntaram-se com os manifestantes das comunidades rurais do município.

 

Como pauta os comunitários pediam a limpeza e ampliação de aguadas, barragens e açudes; recuperação e cascalhamento de estradas; construção de cisternas de bicas; construção de PSF regional; transportes para saúde; melhoramento da iluminação pública; instalação de dessanilizador na comunidade de Lagoa do Saco e melhoramento de qualidade e do abastecimento da água do exército.


 

Uma comissão de representantes da ARESOL, Associações Comunitárias Rurais, Associações de Fundo e Fecho de Pasto, representantes da ACOTERRA, AREFASE e CPT de Senhor do Bonfim foi criada e reunida junto ao Prefeito Municipal, Jorge Andrade, que não se omitiu em ouvir todas as reivindicações e cumpriu toda a pauta em questões de horas. Na chegada do excelentíssimo senhor prefeito, a comissão já estava formada e na companhia da assessoria jurídica, do vice prefeito e de secretários, reuniram-se por cerca de 02h30min, onde discutiam a pauta e procuravam uma solução para os problemas ali, apresentados.

 

A situação do povoado de Tapera, foi tratado de uma forma especial devido a parceria que é pensada com o governo do estado para a recuperação de um dos maiores e mais importantes açudes de nossa região. Charles Conceição, representante da Associação de Tapera, ressalta que além de sua importância hídrica o açude tem uma grande história. "O açude de Tapera tem uma existência a cerca de 30 anos e desde a sua construção até hoje, ninguém nunca conseguiu ver o chão dele, pra se ter uma ideia, ele foi totalmente construído de forma braçal e é o sustento de muita gente não só naquela localidade." destaca. Uma reunião será marcada em breve, com o secretário da Casa Civil, Rui Costa e com o vice governador, Otto Alencar, na presença de representantes da Associação Comunitária de Tapera, para apresentar a situação do açude.


Em sua fala, Jorge Andrade agradeceu à todos que se faziam presentes e explicou como seria aceita a pauta. De início, a limpeza de aguadas de localidades foram acertadas com uma certa emergência devido a proximidade das "chuvas de verão" e os trabalhos já começaram antes mesmo da reivindicação, a exemplo da aguada do "Paredão do Lou". Três roteiros foram criados para facilitar os trabalhos, sendo: São Gonçalo, Bento, Poço do Boi, Barra, Flores, Paciência, Lagoa Bonita, Santo Antônio do Mestre, Penedo e Caraíba o primeiro; Desterro do Alto Alegre, Saguim, Jacurici e Pedra do Dórea o segundo e respectivamente; Barreiras do Jardim, Paus Verdes, Fazenda Velha e Caramujo o terceiro.

 

Antes mesmo das reivindicações algumas das localidades, as quais não estavam em pauta, já estavam recebendo patrolamento e cascalhamento de estradas vicinais, limpeza e recuperação de aguadas e a construção de cisternas pelo município afora.

 

Em acordo com os representantes das associações, o cascalhamento de estradas será iniciado após o serviço com as aguadas. Com a saúde abordada, a prefeitura se comprometeu em aumentar o efetivo dos transportes destinados à emergências. Já a iluminação pública, que também foi pautada, a prefeitura municipal se comprometeu em realizar banho de luz até junho do ano que vem, nas comunidades apresentadas e em outras que necessitam. E na reivindicação dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, uma reunião para o próximo 6 de dezembro foi marcada.

 


No final do movimento, o prefeito Jorge Andrade se juntou aos manifestantes e almoçou pelos corredores do prédio da prefeitura e assinou termos de responsabilidade ao cumprimento da pauta com todos os representantes das associações. Todos saíram com um sorriso no rosto em saber que a democracia venceu mais uma vez e sabendo que a vitória, propriamente, é em prol do povo. 



Confira abaixo o acordo:

 

ASCOM PMMS
Fotos: Daniel Dantas, equipe MonteSanto.net


Equipe: MonteSanto.net
Leia Também:
CIRANDA E CIA
"PORQUE BRINCAR FAZ BEM"
AVENIDA EUCLIDES DA CUNHA
Tel (75) 9163-0027
LAN HOUSE PONTO DO ACESSO
O SEU PONTO DE ENCONTRO
RUA MONSENHOR JOSE DIAS
Tel (75) 9171-7363
MOURA MÓVEIS
LUGAR DE COMPRAR BARATO
PRAÇA CO COMERCIO- PEDRA VERMELHA / RUA JOÃO CORDEIRO MONTE SANTO
Tel (75) 3474- 6014 / (75) 3275-1364
SALÃO NOVO STILLO
ORGANIZAÇÃO DIDI
Rua Riachuelo
Tel (75) 9128-3630
Tolentino material de construção
Tudo para sua construção
Praça Monsenhor Berenguer
Tel (75) 32751254
Tolentino material de construção
DHIEGO MOURA AGÊNCIA DE VIAGENS
http://www.dhiegomoura.com.br/
Tel Tel.: (75)3274-1788 / (75)9173-0906
DIDA TRANSPORTES
Seu trasporte mas seguro
didatransportes@hotmail.com
Tel (75) 99728435
Elizeu Ass. Social
Tel
Elizeu Ass. Social
PIZZARIA & PASTELARIA POINT DO SABOR
AVENIDA WALTER CALDAS
Tel (75) 9204-1194/ 9117-0900 / 9141-3771
MONTE SANTO EVENTOS
Tel (75)9111-6222
VIDRAÇARIA DAVI
ORG. LEO
PRAÇA SAÕ SEBASTIÃO MONTE SANTO-BA
Tel (75) 9127-7493
Dellano Moto Peças
O Seu Caminho Seguro
Rua Coronel Caldas S/n
Tel (75)32751731
Dellano Moto Peças
Elizeu Vereador
www.elizeuvereador.com.br
Tel
Elizeu Vereador
DOBINHA VEICULOS
BG FINANCEIRA
AVENIDA WALTER CALDAS
Tel (75 )9245-9270
FASB
Faculdade Do Sertão Baiano
Av. Antônio Carlos Magalhães, nº 12 - Centro -
Tel 75 3275-1022