Boa tarde! - sábado, 18 de janeiro de 2020
ABANDONADO: Museu do Sertão de Monte Santo: Onde está o Acervo? Notícias
21/11
às 0:44:
2016
ABANDONADO: Museu do Sertão de Monte Santo: Onde está o Acervo?
Depois de três anos de portas fechadas, responsáveis podem responder criminalmente sobre o possível desaparecimento das peças do acervo histórico.

Há pouco mais de 3 anos o Museu do Sertão de Monte Santo foi fechado, da noite para o dia, por determinação da então atual Administração Municipal e segundo informação, o ato foi necessário para fins de reforma e melhoria das instalações pois o mesmo estava com risco de desabamento, a ideia era melhorar e tornar o museu uma referência cultural e possibilitar aos turistas que por aqui passam, ter acesso a informações e a um acervo de grande importância histórica e cultural com mais qualidade e segurança, especialmente o acervo que trata da Guerra de Canudos,  possuindo o Museu um grande número de itens que se referem às manifestações artísticas do Nordeste Brasileiro, porém, faltando praticamente 40 (quarenta) dias para o final da Gestão do Prefeito Jorge José de Andrade, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer bem como seus eventuais Departamentos, ainda não se manifestaram sobre o local onde se encontra o ACERVO do MUSEU DO SERTÃO, caso tenha sido removido e guardado em outro local seguro ou se esse acervo continua no prédio fechado e mais: se todo o acervo continua sob guarda municipal.


A Lei é clara e define sobre a responsabilidade do acervo no artigo nº 15/2011 que dispõe sobre Alteração da Organização Administrativa da Prefeitura Municipal de Monte Santo, sua estrutura e dá outras providências,  na Seção VI do Capítulo II, exatamente em seu artigo 9º dispõe que a "Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer"  tem por finalidade formular, coordenar e executar as funções do Município em matéria de Educação, cultura, esporte e lazer, competindo-lhe portanto a responsabilidade descrita no inciso XVI – "Proteger o patrimônio cultural, artístico, histórico e natural do Município". assim a responsabilidade de recuperação proteção e até de responder criminalmente sobre o desaparecimento das peças de um patrimônio de suma importância para nossa cidade, recai sobre quem de direito deveria manter a guarda e vigilância.


Simplesmente fechar um Museu sob o pretexto de reforma e abandonar fechado, se deteriorando, sem vigilância já caracteriza descaso, mas já que a reforma mesmo que simples poderia ser muito bem feita com recursos próprios da atual gestão, mas que de forma arbitrária preferiu deixar todo esse tempo o museu fechado a fim de "forçar" o Governo Municipal ou o Iphan a providenciar verba para tal reforma,  pergunta-se: Por quê não foi providenciado então durante este período um outro local na Cidade para abrigar o acervo possibilitando visitação pela população e os turistas que por três anos vieram visitar a cidade principalmente no período da Festa de Todos os Santos e frustrados encontraram o museu de portas fechadas, prejudicando assim um grande atrativo de turistas e consequentemente o comercial local tendo em vista que a cidade tem como seu principal meio de renda externa justamente o turismo?


Não se pode negar que a preservação do Museu se deu de forma impecável, durante o período em que esteve sob a Direção do Artista Plástico Hildegardo Cordeiro Amador Pinto, mais conhecido por “Dedega”. O amor à arte e a dedicação a tudo que se propõe a fazer trouxe uma vida a tudo o que parecia inerte naquelas “peças de museu”. Para deleite dos turistas, “Dedega”, profundo conhecedor de cada item do acervo, dava vida àquela casa, contando com detalhes o significado, a origem, a história e a importância de tudo o que ali estava à mostra. Para “Dedega” cada item não era uma “peça de museu”, mas um pedacinho de manifestação, de história e cultura de um povo, a nossa gente brava nordestina. Há de se reconhecer também a grande contribuição que o ex-prefeito de Monte Santo Dr Ariston Correia Andrade, um grande visionário e que foi o incentivador da base cultural e histórica do nosso Município, responsável por trazer à Cidade em suas gestões, grandes personalidades históricas como: Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Elba Ramalho que em suas visitas e receptividade calorosa sempre deixavam um objeto de lembrança no Museu do Sertão. Foi assim com Luiz Gonzaga o "Rei do Baião" que por aqui deixou sua famosa sanfona e que hoje ninguém sabe onde foi parar, bem assim a cantora Elba Ramalho que doou ao Museu as vestes do Show musical que fez em Monte Santo. 



Há rumores de que um dos itens mais interessantes, só perdendo para a réplica do meteorito “bendegó” , a famosa Sanfona de  "Gonzagão" (foto) teria desaparecido e a população quer saber a veracidade dos fatos, apurar responsabilidades ou simplesmente um esclarecimento das autoridades responsáveis pelo Museu. ONDE ESTÁ O ACERVO DO MUSEU? A população, vereadores e atual gestão não pode ficar inertes a esse descaso. A verdade deve ser revelada e as providencias devem ser tomadas de imediato para recuperação do acervo ou punição dos responsáveis por este abandono que pode significar um crime. Além do mais se o Museu foi fechado para reformas, conclui-se que alguma verba foi destinada a esse fim. Não vamos esperar para janeiro de 2017. A hora é agora, por isso fica aqui a pergunta e o direito de resposta para a atual gestão: Onde foi parar nossa história?.


Confira uma galeria especial com fotos do acervo do museu e relembre um pouco da nossa história que foi abandonada pela atual gestão:


FOTOS DO MUSEU


CONHEÇA MAIS SOBRE A HISTÓRIA DO ANTIGO MUSEU DO SERTÃO E VEJA A IMPORTÂNCIA DE RECUPERAR NOSSA HISTÓRIA.




DEIXE SEU COMENTÁRIO:


Fonte: MonteSanto.net


Equipe: MonteSanto.net
Leia Também:
R.A AUTO PEÇAS
Av Walter Caldas n644 centro Monte Sannto
Tel 3275-1069
NOBRE
MÓVEIS E ELETRO COM CRÉDITO FACIL
AV. LUIZ EDUARDO MAGALHÃES
Tel
DAN EVENTOS
COBERTURA DE FESTAS
MONTE SANTO
Tel 7591116222
PIZZARIA PEPPERONI
RUA ANTÔNIO PINHEIRO
Tel (75) 99152-7797 / (75) 98120-5094 / (75) 99232-631
R.M GRVAÇÕES
WWW.RMSOM.COM - O site da Galera
ramonmourapv@hotmail.com
Tel (75) 9948-2861
R.M GRVAÇÕES
Emy's Presentes
Você Em Primeiro Lugar
Av : Luiz Eduardo Magalhães Nº 77 centro
Tel (75)32751653
MONTE SANTO EVENTOS
Tel (75)99111-6222
BAR DO EDMUNDO
MELHOR POINT DA CIDADE
RUA FERNANDES DE ALMEIDA ALTO DO SÃO FRANCISCO MONTE SANTO -BA
Tel (75) 9161-0938
DANIEL DANTAS FOTOGRAFO
UM OLHAR UM CLICK UM REGISTRO PRA TODA VIDA
MONTE SANTO BA
Tel 75 991116222
DANIEL DANTAS FOTOGRAFO