Agricultores e agricultoras da Repoama participam de intercâmbio em associação na Bahia

Por: Redação 1
31, jul. de 2023 às 05:02 • Atualz. 31, jul. de 2023 às 06:03
Siga-nos no Google News
Agricultores e agricultoras da Repoama participam de intercâmbio em associação na Bahia

Agricultores e agricultoras familiares da Rede de Produção Orgânica da Amazônia Mato-grossense (Repoama) participaram na última semana de um intercâmbio para troca de conhecimentos na Associação Regional dos Grupos Solidários de Geração de Renda (Aresol) em Monte Santo, na Bahia.

A viagem teve como objetivo a imersão em uma experiência de Fundo Rotativo Solidário (FRS) já consolidada há muitos anos. De acordo com a técnica socioambiental do Instituto Centro de Vida (ICV) Aline Veras, o encontro estava previsto para 2021, quando o fundo foi implementado pela Repoama, mas foi adiado em decorrência da pandemia.

“Agora o fundo rotativo da Repoama já está consolidado, mas ainda assim achávamos importante ter essa vivência em uma associação com mais anos de experiência. Escolhemos a Aresol porque ela tem pontos em comum com a rede”, disse.

Na Repoama, o FRS funciona como um mecanismo financeiro para apoiar a produção orgânica na agricultura familiar.

É uma alternativa ao crédito rural baseada na economia solidária. A rede é quem decide as próprias normas e regras para obtenção do crédito, como tempo de carência, valores limites para financiamento, taxa de juros e prazos de pagamento.

“Um ponto bastante forte que a Aresol nos trouxe nesses dias de intercâmbio foi a importância da coletividade, de todas as pessoas se sentirem parte do processo e serem protagonistas dentro de seus cargos. Para esse mecanismo ter efetividade é preciso que todas as pessoas que estejam ali protagonizem os seus papéis”, complementou Aline.

Sócia-fundadora da Repoama, a agricultora familiar Silmara Campanucci descreveu o intercâmbio como uma oportunidade para aprender a formar novas visões que tenham como objetivo final o fortalecimento da agricultura familiar.

“Foi uma grande experiência para aprender a fazer acontecer mais coisas em grupo. Na nossa rede, ainda fazemos muitas coisas de forma individual, mas para eles já estão dando certo mais coisas em conjunto. Para o nosso grupo fica a dica de adotar novas formas de aproveitamento em grupo”.

Outros aprendizados

Para além do FRS, outros pontos observados na Aresol chamaram a atenção dos agricultores e agricultoras da Repoama. Um deles foi o investimento na juventude rural. Por meio da Escola Família Agrícola do Sertão, os jovens da região aprendem conhecimentos práticos e saberes tradicionais relacionados à agricultura.

“Quando parte dessa juventude está prestes a se formar, a associação abre as portas para que eles consigam desempenhar atividades como estagiários. Boa parte do corpo técnico deles são pessoas que passaram por essa escola. É uma inspiração pra gente, porque eles envolveram a juventude e conseguem muitas vezes evitar o êxodo rural”, explicou Aline.

Fundo Rotativo

A ação integra o projeto Agroecologia em Rede, implementado pelo ICV com financiamento do Programa Global REDD Early Movers (REM).

O projeto REM é executado em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, Banco de Desenvolvimento (KfW) Alemão e a Secretaria de Negócios, Energia e Estratégia Industrial (BEIS) do Reino Unido, e tem como gestor financeiro o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).

Fonte:  noticiaexata



Siga o MonteSanto.net no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Carregando..