Falta de chuvas já causa perdas de mais de 50% na safra de feijão em Euclides da Cunha-BA

Por: Redação 1
09, ago. de 2023 às 06:06 • Atualz. 09, ago. de 2023 às 05:39
Siga-nos no Google News
Falta de chuvas já causa perdas de mais de 50% na safra de feijão em Euclides da Cunha-BA

A falta de chuvas nas duas primeiras semanas do mês de julho tem preocupado os agricultores de Euclides da Cunha, município conhecido como um dos principais produtores de feijão do semiárido do estado da Bahia. De acordo com dados fornecidos pela Secretaria Municipal da Agricultura ao site euclidesdacunha.com, as perdas na safra de feijão já ultrapassam a marca dos 50%.

Os agricultores que realizaram o plantio do grão no mês de maio são os que colhem/colherão uma safra considerável, mas com uma margem de prejuízo entre 20 e 30%. Já o plantio realizado durante o mês de junho foi o mais afetado, com situação em que a perda pode ser considerada 100%, pois o pouco grão germinado não possui valor comercial.

A agricultura sempre foi o principal motor da economia local, sustentando a renda familiar e gerando empregos tanto na sede quanto nas áreas rurais. A queda drástica na produção de feijão acarretará em consequências negativas para a cadeia econômica do município.

Além disso, a redução na produção de feijão também trará impactos significativos no mercado de trabalho local. Muitas famílias que dependem da agricultura para subsistência ou como fonte de emprego enfrentarão incertezas quanto ao seu futuro. Os postos de trabalho relacionados ao cultivo, colheita e transporte do feijão estão drasticamente afetados, gerando um cenário preocupante para a economia local.

Não somente os trabalhadores rurais serão afetados, mas também o comércio que dependem das receitas da produção de feijão. Restaurantes, mercados e outros negócios relacionados sentirão os efeitos da redução na oferta do produto, levando a um possível aumento nos preços.

Além das consequências na safra de feijão, a safra de milho também foi afetada, embora em proporção menor. Ainda assim, a diminuição na produção de milho pode agravar a situação, uma vez que esse cereal é usado tanto para alimentação animal quanto como matéria-prima para diversas indústrias.

Na primeira semana de agosto, a Secretaria Municipal da Agricultura deve receber técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fará uma análise da situação local e quantificar o prejuízo e fornecer os dados mais precisos para que a Prefeitura Municipal de Euclides da Cunha busque as medidas de auxílio ao Município.

Imagens: Euclidesdacunha.com

Por: Jaciel Correia | Euclidesdacunha.com



Siga o MonteSanto.net no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Confirmado! Euclides da Cunha terá base do Corpo de Bombeiros

Devido à sua localização estratégica, no coração do semiárido, a base atenderá outros seis municípios da região, beneficiando mais de 230 mil pessoas.

Carregando..