Município de Cansanção pode ser Responsabilizado por Descumprimento de Determinações do MP Ambiental, por Irregularidades no ‘”Lixão do Brito”

Segundo moradores das imediações, ninguém conseguiu dormir na noite de quinta para sexta-feira (21 para 22/03), por conta da forte fumaça da queima dos resíduos, cujo fogaréu ardeu por toda a tarde e noite, ainda esfumaçando e com focos de fogo até por volta do meio dia da sexta-feira.

Por: Redação 1
25, mar. de 2024 às 06:20
Siga-nos no Google News
Município de Cansanção pode ser Responsabilizado por Descumprimento de Determinações do MP Ambiental, por Irregularidades no ‘”Lixão do Brito”

No dia 30 de janeiro do corrente ano, publicamos uma matéria referente ao ajuizamento de uma Ação Civil Pública contra o Município de Cansanção, pelo Ministério Público Ambiental, em razão de irregularidades no ‘lixão’ da cidade. Na ação, o MP requer que o Município elabore e aprove o Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos, atendendo às normativas vigentes no prazo de seis meses.

Na ação, o MP requereu, ainda, que o Município cercasse e mantivesse a área do ‘lixão’ permanentemente fechada, por meio de estrutura adequada que impedisse o fácil acesso de terceiros que não sejam os funcionários responsáveis pela coleta dos resíduos sólidos, afixando placas de advertência por toda a área com os anúncios ‘Proibida a entrada de pessoas não autorizadas’ e ‘Perigo: substâncias tóxicas, inflamáveis e infectantes/contaminantes’, no prazo de 30 dias e designasse um servidor para exercer controle da entrada de caminhões, bem como exercer a vigilância da área; proíba o trabalho de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis no local, no prazo de 30 dias; e não promovesse a queima de resíduos sólidos na área do ‘lixão’, bem como proíba que terceiros realizem a queima, mediante fiscalização constante e afixação de placas de advertência, por toda a área, com os dizeres ‘proibida a queima de lixo’.


O inquérito civil para tratar do problema foi instaurado em 2010, e desde então, o Município tem ciência efetiva de que deveria se adequar à legislação ambiental, e ainda assim, mostra-se negligente, especialmente nesta Gestão onde as práticas se intensificaram de tal forma que foi necessário invadir uma propriedade particular para depositar o lixo produzido na cidade, praticando reiteradamente a queima dos resíduos de toda natureza.

Até o momento do fechamento desta matéria que atualizamos, passados quase 2 meses desde a primeira publicação, nenhuma medida, sequer mitigadora, foi adotada com eficiência, o que se evidencia das fotos (produzidas em 22/03/2024) que usamos para ilustrar esta matéria. 

O mais grave de tudo, foi que segundo moradores das imediações, ninguém conseguiu dormir na 
noite de quinta para sexta-feira (21 para 22/03), por conta da forte fumaça da queima dos resíduos, cujo fogaréu ardeu por toda a tarde e noite, ainda esfumaçando e com focos de fogo até por volta do meio dia da sexta-feira.

Confiram as fotos: 
 








Siga o MonteSanto.net no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jorge Andrade, Ex-prefeito De Monte Santo Completa Idade Nova

O ex-prefeito Jorge Andrade, “Queridinho” como e popularmente conhecido, completa 72 anos de vida, ele que é natural de Monte Santo, nascido em 23/04/1952 e recebe homenagens pelo seu aniversário.

Luís Costa (PT) Confirma Pré-candidatura a Prefeito de Monte Santo e Revela os Reais Motivos do Rompimento com o Grupo da Prefeita Silvania

Em entrevista, o Dr. Luís Costa (PT) confirmou sua pré-candidatura ao Cargo de Prefeito de Monte Santo e pela primeira vez quebra o silêncio sobre os reais motivos que o levaram ao rompimento com o grupo da Prefeita Silvania

Carregando..