Filme de Glauber Rocha gravado em Monte Santo que escapou de incêndio para brilhar em Cannes

Por: Redação 1
13, jun. de 2022 às 01:17 • Atualz. 15, set. de 2022 às 01:56
Siga-nos no Google News
Filme de Glauber Rocha gravado em Monte Santo que escapou de incêndio para brilhar em Cannes

Em Cannes, onde acontece a 75ª edição do tradicional festival de cinema, o produtor Lino Meireles se surpreendeu com a primeira exibição da cópia restaurada em 4K de Deus e o Diabo na Terra do Sol, clássico de Glauber Rocha, lançado no mesmo evento em 1964, onde concorreu à Palma de Ouro. “A sala lotou e tinham muitos jovens que nunca tinham visto o filme”, contou Meireles, responsável pela restauração ao lado de Paloma Rocha, filha de Glauber. A boa recepção serve de esquenta para a chegada do filme, marco do Cinema Novo, às salas brasileiras este ano — lançamento ainda sem data. 

O projeto de recuperar Deus e o Diabo começou em 2019 e encarou algumas pedras no caminho. A cópia da película estava armazenada na Cinemateca Brasileira, sendo cinco latas de negativos 35mm. Dois anos depois, em 2021, o prédio histórico em São Paulo pegou fogo, e arquivos de documentos de Glauber Rocha se perderam no incêndio. “Por sorte, os filmes armazenados lá não foram destruídos”, conta Meireles. 



No processo, a tecnologia foi parte de um trabalho manual minucioso. A primeira parte foi escanear os negativos em uma máquina que tirou fotos em 4K, superdetalhadas, de cada quadro. “São 24 quadros por segundo, logo, são necessárias mais de mil fotos de apenas um minuto do filme”, mensura o produtor. Ao todo, o escaneamento levou quase um mês para fotografar as quase duas horas do longa. A próxima fase do restauro contou com os técnicos da Cinecolor, empresa especializada na área, que trataram as imagens no computador, limpando riscos e sujeiras quadro a quadro. Já o som foi restaurado em um estúdio à parte. 




Siga o MonteSanto.net no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Carregando..