Documentário “No rastro do pé de bode” retrata instrumento e músicos do sertão baiano

Por: Redação 1
11, jul. de 2023 às 22:59 • Atualz. 11, jul. de 2023 às 22:59
Siga-nos no Google News
Documentário “No rastro do pé de bode” retrata instrumento e músicos do sertão baiano

O documentário “No rastro do pé de bode” será exibido neste sábado (8), às 20h30, pela TVE baiana. Dirigido e roteirizado por Marcelo Rabelo, o filme mostra a história do sanfoneiro baiano “Rato Branco”, que em conjunto com outros sanfoneiros do sertão do estado. O filme busca resgatar os segredos e toques tradicionais da sanfona de 8 baixos. O filme será exibido também em horário alternativo no domingo (16), às 19h, e na sexta (21), às 21h.

A obra também retrata a memória e a diversidade musical do sertão da Bahia com cenas gravadas em cidades como Canudos, Cansanção, Cipó, Curaçá, Euclides da Cunha e Monte Santo. Além de Rato Branco, o documentário conta com a participação de outros sanfoneiros do sertão como Zezinho Nicolau, Manezinho Calumbi, Dindinho dos 8 Baixos entre outros.


O documentário destaca ainda a história da sanfona de 8 baixos. Conhecida por Pé de Bode, ela é diferente das outras. Abre com um som e fecha com outro (sanfona de voz trocada) e, em vez de teclados, tem botões. É um instrumento considerado complexo, em função da riqueza harmônica e de notas.

Realizado pela Associação Sociocultural Umbigada, com produção executiva de Eliana Mendes, a produção é resultado do ‘Bahia na Tela’, edital de fomento à produção audiovisual para a televisão, a partir da parceria entre o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e a Agência Nacional de Cinema (Ancine), via Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).



Siga o MonteSanto.net no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Carregando..