Alba Expõe Arte Nordestina De Maria Socorro Cabral

As 15 obras estarão expostas durante esta semana – de 4 a 8 de Março - no Espaço Cultural Josaphat Marinho.

Por: Redação 1
06, mar. de 2024 às 16:51
Siga-nos no Google News
Alba Expõe Arte Nordestina De Maria Socorro Cabral

Sertão Bahia, Sertão Nós é o título da exposição da artista plástica monte-santense Maria Socorro Cabral, que apresenta seus trabalhos pela primeira vez na Assembleia Legislativa da Bahia. As 15 obras estarão expostas durante esta semana – de 4 a 8 de março - no Espaço Cultural Josaphat Marinho.


Nos quadros, a artista reproduz narrativas sertanejas, com destaque para personagens da história e cultura nordestinas, como o retirante, o vaqueiro, o sanfoneiro, as mulheres com lata d’água ou com feixes de lenha na cabeça, enaltecendo a força, a resistência e a luta do povo da região. Com um jeito original de criar, ela desenvolveu uma técnica mista de colagem com artigos diversos, como madeira, papel, tecido e tela, além de outros materiais de reciclagem, como caixa de leite, cordão, bijuterias e cadarço velho.


Para criar sua marca, Maria Socorro pesquisou outros artistas que retratam o sertão doído, com miséria e dor, sem cor e sem vida, e resolveu mostrar um sertão florido, alegre, colorido, “espírito vivo, pé no chão, resistência, mas que a alegria está nas cores e na alma do sertanejo. Uma obra sem farsa, para diferenciar. Estourou, muito mais do que o cordel. Vendi bastante”, relatou.


TRAJETÓRIA


Natural de Monte Santo, no Sertão da Bahia, Maria Socorro Cabral é licenciada em Artes Visuais, pedagoga, professora arte-educadora, contadora de histórias, atriz, produtora cultural, pesquisadora e escritora, tendo lançado os livros “Monte Santo: terra de mistério e encanto”, em 2018, e “Monte Santo: histórias que o povo conta”, em 2022.


Até agora, já realizou várias exposições individuais em sua cidade, com a comercialização atingindo Estados Unidos, Canadá, Itália e Japão e, a partir de 2022, com exposições individuais e coletivas em Salvador.


Pela primeira vez na ALBA, o projeto Sertão Bahia, Sertão Nós, criado em 2022, já foi exibido por duas vezes no átrio do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ), no CAB e, também, no Centro Cultural Vereador Manuel Querino, na Câmara de Vereadores de Salvador. Em março, sua arte vai atravessar fronteiras, com exposições na Vila Madalena, no Beco dos Artistas e em escolas, em São Paulo.


Segundo Maria Socorro, o objetivo é levar o nome da Bahia e do sertão, no meio do coração da Bahia, para os vários estados e para o mundo, contando o nascer do nordestino até os dias de hoje, “me preocupando muito com a sua cultura, sua história e com a sua memória que não pode morrer”, afirmou.



Siga o MonteSanto.net no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
LUTO: Policial morre após atropelamento enquanto fazia cliclismo BR-116 em Euclides da Cunha

As autoridades policiais agiram prontamente, com a presença da SAMU mas lamentavelmente o PM que também é enfermeiro não resistiu aos ferimentos e veio a falecer no fim da tarde deste domingo.

Carregando..