PREPARE O BOLSO: Jerônimo Rodrigues (PT) aumenta ICMS de 4% para 20,5% e Preço do Pão, laticínios, congelados, frios e fatiados disparam nas padarias

O governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou o aumento de 4% para 20,5% do (ICMS) de produtos de mercearia e ampliou para 27% a tributação de bebidas alcoólicas, e tudo ficará mais caro nas padarias de todo o estado.

Por: Redação 1
06, abr. de 2024 às 09:45 • Atualz. 06, abr. de 2024 às 05:00
Siga-nos no Google News
PREPARE O BOLSO: Jerônimo Rodrigues (PT) aumenta ICMS de 4% para 20,5% e Preço do Pão, laticínios, congelados, frios e fatiados disparam nas padarias

O governador da Bahia anunciou o aumento de 4% para 20,5% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de produtos de mercearia, laticínios, congelados, frios e fatiados, e ampliou para 27% a tributação de bebidas alcoólicas, e tudo ficará mais caro nas padarias de todo o estado.

A mudança na tributação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) tem deixado empresários baianos do setor de padarias e delicatessen irritados, a delicatessen baiana, o Almacen Pepe, em nota interna aos colaboradores, informou que devido ao expressivo aumento da carga tributária, “tornou-se cada vez mais desafiador manter os preços competitivos”, o que forçou a empresa a aumentar o valor final dos produtos. A empresa cita itens de mercearia, laticícios, congelados, frios e fatiados, além de bebidas alcoólicas, que tiveram um aumento maior da alíquota, chegando a 27% com exceção de cervejas. 

O deputado federal Paulo Azi, presidente estadual do União Brasil, criticou o aumento e sugeriu a incidência também sobre o pão. “O preço do pão vai subir por culpa do governo do estado, que, numa sanha arrecadatória, aumenta imposto sem se preocupar com as consequências disso para a população. Quem paga essa conta são as pessoas, principalmente aquelas que mais precisam, que vão sentir na pele esse novo aumento do ICMS na Bahia”, disse o deputado.

O deputado federal de Direita Capitão Alden (PL-BA), considerou a taxação para o segmento abusiva.

De acordo com o parlamentar o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, vai gerar uma crise na economia baiana. “Jerônimo conseguiu superar seu antecessor Rui Costa, pois ambos só pensam em aumentar impostos, mas o atual governador vai acabar com a economia do estado em apenas quatro anos de desgoverno”, afirma Alden.

Para o militar baiano o perfil das gestões do Partido dos Trabalhadores (PT) seguem o mesmo modelo, sempre com mais cargas tributárias para a população e benéficos para a máquina pública. “Enquanto o Governo do Estado castiga o povo com aumento de ICMS, não se preocupando com as consequências… Jerônimo corre para pedir a Assembleia Legislativa da Bahia um empréstimo de R$ 400 milhões. Qual destino desse valor milionário?” Questiona Alden.

Fonte: Correio, bahianoticias,  bahia.ba e Bahiaeconomica



Siga o MonteSanto.net no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ônibus da São Matheus que faz a linha Monte Santo Salvador tomba na BR-324

O Ônibus que fazia o itinerário Monte Santo Salvador virou na manhã desta quinta-feira (16) na BR-324 no trecho entre as cidades de Santo Amaro e Amélia Rodrigues e deixou vários feridos

Euclidense de 4 anos viraliza com tendência de maquiagem indiana do TikTok

A pequena Eloá Ribeiro Vieira, de Euclides da Cunha Bahia, resolveu fazer sua própria versão da trend e estourou nas redes sociais. "Em menos de 24 horas já tinha mais de 10 milhões de visualizações" e hoje já ultrapassa 38 milhões de visualizações

Carregando..