Lula diz que Euclides da Cunha é mentiroso e vídeo viraliza em grupos da cidade

No vídeo, Lula diz que Euclides da Cunha mentiu em “Os sertões”. A afirmação revoltou moradores da cidade de Euclides da Cunha/BA e professores da cidade de São José do Rio Pardo-SP onde Euclides escreveu a obra.

Por: Redação 1
21, set. de 2022 às 02:41 • Atualz. 25, set. de 2022 às 21:48
Siga-nos no Google News
Lula diz que Euclides da Cunha é mentiroso e vídeo viraliza em grupos da cidade

Um trecho de uma entrevista de Lula tem viralizado nos últimos dias em grupos de WhatsApp. Trata-se de uma entrevista do ex-presidente aos Jornais El País, e Folha de São Paulo, concedida enquanto Lula estava preso em Curitiba/PR. O vídeo voltou à tona nesta quinta-feira (22/09), dia em que é comemorado o aniversário de Antônio Conselheiro, quando o assunto viralizou, por conta de debates políticos em grupos de WhatsApp. Na entrevista, Luís Inácio critica a obra “Os sertões” do escritor e jornalista brasileiro Euclides da Cunha. Lula fala a seguinte frase: “O canal Paz e Bem tem um curso recontando as histórias, mostrando as mentiras que Euclides da Cunha contou sobre Canudos. A história não é aquela. Fiz um curso de oito aulas.”

Confira o Vídeo: 



Ciente da importância que a obra histórico literária tem para o nosso país, principalmente para a história do povo de Euclides da Cunha, e do apreço que os moradores tem pelo autor, a Gazeta de São José do Rio Pardo-SP, cidade onde Euclides da Cunha escreveu a obra “Os Sertões” buscou depoimentos de historiadores e euclidianos sobre o assunto.

“Eu respeito a opinião do ex-presidente Lula, assim como respeito a de todas as pessoas. Porque quem trabalha com a área de humanas, sabe que não existe apenas uma verdade, que são várias as possibilidades. Porém, discordo da opinião dele. Ele fez uma análise superficial do que foi o livro “Os sertões”. Acredito que ele tenha até menosprezado a própria cultura brasileira. Porque Euclides da Cunha foi um dos primeiros escritores brasileiros a falar sobre a nossa cultura. Então ele tinha que ter analisado melhor, estudado antes de dar essas declarações. Eu não acredito que uma pessoa que veja episódios de uma série no YouTube, possa falar com propriedade sobre o assunto. Então minha primeira pergunta ao Lula, seria: Você leu “Os sertões”? – Depois que ele ler, pode sentar para discutir. Devemos analisar também, quando trazemos ao presente qualquer obra literária, qual o momento em que ela foi escrita, o que se estudava na época. Tudo isso tem que ser considerado. Então eu respeito a opinião, mas acredito que tenha sido superficial e sem base cientifica, histórica ou literária. Foi um comentário infeliz”, comenta Ana Paula Lacerda, diretora municipal de cultura e curadora da Casa Euclidiana.

A professora Carmen Trovatto Maschietto, euclidiana e membro do Conselho Euclidiano, também deu sua opinião sobre o comentário do ex presidente. “A observação de Lula sobre Euclides da Cunha e a Guerra de Canudos representa a opinião de um ignorante. Não deve ser considerada. Contudo, ao se atrever a desrespeitar e desautorizar a opinião de um autor reconhecido internacionalmente, que honra a literatura e a cultura brasileira, demonstrou, por meio dessa insolente afirmação, seu despreparo intelectual, a arrogância do seu caráter, falta de educação e de apreço pelo Brasil e seu povo”, afirma.

Carmen fala sobre a importância da obra para a história do Brasil. “O livro Os sertões, publicado em 1902 é uma monumental obra literária que, conjugando ciência e arte, tomou como inspiração a Guerra de Canudos. Nesta obra, Euclides da Cunha procura explicar e interpretar o processo histórico que deu origem ao povo brasileiro. Conferindo a esse episódio uma excepcional grandiosidade, o texto articula passado, presente e futuro, para denunciar a criminosa exclusão social e econômica da população do sertão. Esse crime, dramaticamente denunciado no livro, hoje se estende à periferia de todas as cidades brasileiras, demonstrando um processo histórico ainda em funcionamento. Esta é apenas uma das razões que explicam a perenidade dessa obra, considerada um clássico da literatura”.

Um trecho do filme Canudos baseado na obra "Os Sertões" de Euclides da Cunha também tem viralizado nesta campanha, o vídeo mostra a revolta de Antônio Conselheiro com os altos impostos cobrados pelo proclamador da república que segundo ele "Deu o Golpe" em Dom Pedro, o vídeo mostra um possível alinhamento mais "a direita" de Conselheiro, com a sua defesa enfática ao Imperador do Brasil Dom Pedro e contra a cobrança de altos imposto, o tal do "Estado Grande" defendido pelo governo de Lula,  e talvez por este motivo é que Lula e movimentos de esquerda querem agora reescrever a história contada por Euclides da Cunha, com outra visão mais alinhada aos ideais revolucionários dos movimentos de esquerda.

Veja o Vídeo sobre Canudos:


Com informações de Júlia Sartori do Jornal Gazeta do Rio Pardo, 
Vídeo Canudos - Reprodução Rede Globo



Siga o MonteSanto.net no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Carregando..