Jerônimo afirma depender de recurso do Governo Federal de Lula para pagar precatórios do Fundef

Em caso de não pagamento do Governo Federal, conforme o governador, terá que fazer uma negociação 'e, sentar com a APLB'

Por: Redação 1
15, jun. de 2023 às 14:41 • Atualz. 15, jun. de 2023 às 14:42
Siga-nos no Google News
Jerônimo afirma depender de recurso do Governo Federal de Lula para pagar precatórios do Fundef
Foto: Carolina Papa/bahia.ba

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou, na manhã desta quarta-feira (14), durante a entrega da Estação Campinas do Tramo 3 do metrô de Salvador, depender de recurso do Governo Federal para pagamento dos precatórios do Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef), cujo cronograma de restituição já havia sido anunciado pelo próprio governador a representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB) no inicio de fevereiro.

“Nós ainda temos recursos a receber do Governo Federal, tivemos uma reunião na última segunda-feira (12) para ver se conseguimos receber esse ano ainda. Senão, teremos que fazer uma negociação e, naturalmente, sentar com a APLB para definirmos o formato do pagamento, mas em o Governo Federal repassando o recurso que é de direito do Estado, arcaremos com nossa responsabilidade”, disse.

Nesta terça-feira (13), professores da rede estadual de ensino do interior baiano e de Salvador promoveram festa junina na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), para cobrar o pagamento de parcelas dos precatórios do Fundef correspondentes a 2023/2024 com a correção de juros e mora prevista no artigo 2° da Lei 14.485/2022. Comidas típicas de São João como amendoim, bolo de milho, de carimã, canjicas, diversos tipos de licor, milho cozido, e muito forró pé de serra animaram os professores ativos e aposentados que, no embalo da zabumba e da sanfona, pediram mais valorização e reconhecimento.

A presidente da Associação Classista da Educação e Esporte da Bahia (ACEB), Marinalva Nunes, salientou que a ideia de realizar o evento junino na Assembleia Legislativa surgiu do desejo dos professores de protestar de forma lúdica, com leveza e alegria. “Não vamos arredar o pé da ALBA enquanto o Governo do Estado não aprovar o pagamento das próximas parcelas dos precatórios com juros e mora. No ano passado, a primeira parcela foi paga aos professores sem os juros. Todos os outros estados do Brasil pagaram com a devida correção dos juros, menos a Bahia. O recurso já está liberado pelo STF e precisamos agora que o PL seja regulamentado”, pontuou a sindicalista e professora aposentada de Biologia.

Fonte: Bahia.ba



Siga o MonteSanto.net no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Carregando..