Aplicativo do TSE ajuda a denunciar crimes eleitorais

Mais de 18 mil denúncias de possíveis crimes eleitorais em todo Brasil já foram encaminhadas pelo aplicativo em um mês. São casos suspeitos de propaganda irregular, de uso da máquina pública e até de compra de votos, Saiba como denunciar

Por: Redação 1
22, set. de 2022 às 01:32 • Atualz. 22, set. de 2022 às 01:33
Siga-nos no Google News
Aplicativo do TSE ajuda a denunciar crimes eleitorais

Já está disponível para download o aplicativo Pardal, um aplicativo criado pelo TSE que está ajudando brasileiros a denunciar crimes eleitorais. O app é gratuito e pode ser encontrado nas lojas virtuais Apple Store e Google Play ou através do formulário web nos Portais da Justiça Eleitoral.

O aplicativo Pardal é um serviço oferecido pela Justiça Eleitoral, e nele o eleitor pode enviar denúncias de irregularidades eleitorais como: Compra de Votos; uso da Máquina Pública para fins de promover ou fazer campanha de candidatos; Crimes Eleitorais; e Propagandas Irregulares.

Os candidatos também não podem fazer showmícios, disparar mensagens em massa pela internet, fixar propaganda em ônibus e táxis, distribuir brindes e usar outdoors e telemarketing, entre outras proibições.

Segundo o TSE, mais de 18,2 mil denúncias de possíveis crimes eleitorais em todo Brasil foram encaminhadas pelo aplicativo em um mês. 

Denunciar esse tipo de crime, para o advogado especialista em Direito Eleitoral Leonardo Spencer, é uma responsabilidade de cada cidadão.

“Permite que o eleitor fiscalize se o pleito está correto, se o pleito, principalmente, está em igualdade de oportunidade entre todos os candidatos. Esse tipo de canal de acesso do eleitor para com a Justiça Eleitoral ajuda o próprio processo democrático no Brasil”, afirma.



Fonte: TSE



Siga o MonteSanto.net no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Carregando..