Partidos de direita elegem mais deputados federais negros do que a esquerda

Crescimento ocorre após instituição do peso dois para candidaturas femininas e de pessoas pretas e pardas

Por: Redação 1
06, out. de 2022 às 17:03 • Atualz. 07, out. de 2022 às 20:06
Siga-nos no Google News
Partidos de direita elegem mais deputados federais negros do que a esquerda

Os partidos de direita foram os que mais elegeram candidatos que se autodeclararam pretos ou pardos para a Câmara dos Deputados nas eleições 2022. Ao todo, todas as legendas somadas - de direita, de centro, e de esquerda - registraram as vitórias de 135 candidatos negros para o cargo de deputado federal.

O maior número de parlamentares negros eleitos está no Partido Liberal (PL), legenda do presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, com 25 parlamentares. O Republicanos computou a vitória de 20 candidatos pretos ou pardos para a Câmara dos Deputados. Na sequência, outros partidos que se colocam à direita do espectro político e elegeram negros foram o União Brasil (17) e o Partido Progressistas (15). O levantamento foi feito pelo jornal Folha de S. Paulo.

Legendas alinhadas ao centro do espectro político também elegeram candidatos que se autodeclararam pretos ou pardos para a Câmara dos Deputados. Foram oito vagas conquistadas por negros filiados ao MDB, seis ao PSD e cinco ao Podemos. Na sequência, dois foram eleitos pelo Avante, dois pelo Pros e um pelo Solidariedade.

Fonte: Gazeta do Povo



Siga o MonteSanto.net no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Carregando..