Revelado o motivo das luzes vistas no céu de cidades do Nordeste do Brasil

Clarão no céu da Bahia foi provocado por queda de restos de foguete chinês, dizem pesquisadores

Por: Redação 1
27, dez. de 2023 às 04:56
Siga-nos no Google News
Revelado o motivo das luzes vistas no céu de cidades do Nordeste do Brasil

Durante a noite dessa sexta-feira (22), moradores de várias cidades do Nordeste do Brasil registraram vídeos de luzes cruzando o céu. Os objetos iluminados deixavam um rastro de fogo e causaram curiosidade na população. A principal suspeita é de que os objetos vistos sejam lixo espacial.

Apesar das diversas especulações, ninguém conseguiu chegar perto do que realmente era o clarão. De acordo com o presidente da Associação Paraibana de Astronomia, Marcelo Zurita, o clarão no céu tratou-se da queda do corpo de um foguete chinês lançado em 2018.

O fenômeno iluminou o céu e foi visto por moradores das cidades de Monte Santo, Euclides da Cunha, Cansanção, Quijingue, Serrinha, Feira de Santana, Juazeiro além de Salvador, A luz também foi vista em algumas cidades do Rio Grande do Norte, Piauí, Alagoas e Sergipe.


O Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, informou que há indícios de que as “bolas de fogo” sejam lixo espacial de um foguete chinês.


“As análises preliminares apontam para a reentrada do estágio superior CZ-2C R/B (NORAD ID: 43173) de um foguete Longa Marcha 2C, lançado em 25 de janeiro de 2018 a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, na província de Sichuan, sudoeste da China”, informou a Rede.

Apesar do susto, conforme o Bramon, o “risco é mínimo”, já que a maioria desses objetos acaba não resistindo à entrada na atmosfera terrestre e se desintegra antes de tocar o solo. Eventualmente, contudo, algum resquício do material pode causar dados a propriedades ou pessoas. A maior probabilidade é de que o material tenha caído no mar.

Este não foi o primeiro episódio de "céu iluminado" na Bahia durante a semana. No domingo (17), moradores da região Chapada Diamantina registraram um forte clarão no céu após a queda de um meteoro.



Siga o MonteSanto.net no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Luís Costa (PT) Confirma Pré-candidatura a Prefeito de Monte Santo e Revela os Reais Motivos do Rompimento com o Grupo da Prefeita Silvania

Em entrevista, o Dr. Luís Costa (PT) confirmou sua pré-candidatura ao Cargo de Prefeito de Monte Santo e pela primeira vez quebra o silêncio sobre os reais motivos que o levaram ao rompimento com o grupo da Prefeita Silvania

Carregando..