Justiça suspendeu licenças ambientais de complexo eólico na Bahia

Por: Redação 1
17, mai. de 2023 às 04:52
Siga-nos no Google News
Justiça suspendeu licenças ambientais de complexo eólico na Bahia

A Justiça suspendeu as licenças prévia, de instalação e de operação concedidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para o Complexo Eólico Canudos, na região do Raso da Catarina, localizado no município de Canudos, na Região de Euclides da Cunha.

A decisão, deferida em ação civil pública ajuizada pelos Ministérios Público estadual e federal da Bahia, determina a suspensão das licenças até que o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) seja apresentado e aprovado pelos órgãos ambientais competentes, incluindo audiências públicas para conhecimento das comunidades tradicionais locais impactadas pelo empreendimento.

Os Ministérios Públicos constataram que o Inema concedeu a licença ambiental sem observar o art. 3º, § 4, inc. VII, previsto na Resolução Conama 462/2014, que exige a apresentação do EIA/Rima e a realização de audiências públicas para empreendimentos inseridos em áreas de ocorrência de espécies ameaçadas de extinção ou de endemismo restrito, bem como em áreas de concentração ou rotas de aves migratórias.

Comunidades tradicionais da caatinga manifestaram preocupação com a instalação do parque eólico e os impactos que ele poderia causar sobre a fauna e vegetação locais. Em denúncia enviada ao MPBA, ressaltaram que o lugar escolhido pelo empreendimento constitui área de ocorrência da arara-azul-de-lear, ave que está em risco de extinção e cujos deslocamentos diários entre os dormitórios e as áreas de alimentação abrangem a área do Complexo Eólico Canudos. Existem riscos de colisão dos animais com as estruturas do parque eólico e de eletrocussão com as redes de transmissão de energia derivadas do empreendimento.

A suspensão das licenças concedidas pelo Inema é uma medida preventiva para evitar danos ao meio ambiente e garantir o cumprimento das normas ambientais. A decisão judicial determina que o EIA/Rima seja apresentado e aprovado pelos órgãos ambientais competentes antes da retomada das atividades do Complexo Eólico Canudos. Ainda segundo a ação civil pública, a instalação do parque eólico pode gerar danos irreversíveis à fauna e flora locais, além de impactar negativamente a qualidade de vida das comunidades tradicionais da região.



Siga o MonteSanto.net no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Justiça multa irmão e assessor de prefeita de Monte Santo por divulgar pesquisa ilegal

A pesquisa irregular sem registro tem soma de 103% nos percentuais dos pré-candidatos citados, A multa que ultrapassou a casa dos 100 mil foi de 53.205,00 para o irmão da prefeita e também para o funcionário da prefeitura e assessor da Prefeitura.

Confirmado! Euclides da Cunha terá base do Corpo de Bombeiros

Devido à sua localização estratégica, no coração do semiárido, a base atenderá outros seis municípios da região, beneficiando mais de 230 mil pessoas.

Conta de energia elétrica ficará mais cara na Bahia; confira quando

A Aneel, justificou que o reajuste faz parte de um processo de revisão periódica da Coelba

Gasolina fica mais cara na Bahia após anúncio da Acelen; motoristas já notam novos valores em postos de Salvador

Nesta sexta, um posto da Avenida Tancredo Neves vende a gasolina comum a R$ 6,38.

Carregando..