Chuva forte provoca transbordamentos e bloqueio da BA-220 deixando Monte Santo - Ba em situação de emergência

A tempestade registrada foi uma das maiores do ano e causou muitos alagamentos, queda de muros, deslizamentos de encostas e o transbordamentos de rios bloqueou o acesso ao município pela BA-220

Por: Redação 1
02, dez. de 2022 às 15:17 • Atualz. 02, dez. de 2022 às 16:23
Siga-nos no Google News
Chuva forte provoca transbordamentos e bloqueio da BA-220 deixando Monte Santo - Ba em situação de emergência

Nesta quinta-feira (1º/12), Monte Santo, Município distante 350Km da Capital, Salvador, foi atingido por mais uma das chamadas chuvas de trovoadas que acontecem, geralmente, nos meses de outubro a dezembro. A forte chuva desta tarde, foi tão forte que chegou a causar muitos transtornos com alagamentos, queda de muros, deslizamentos de encostas e  o transbordamentos de rios. Como a cidade é situada no “pé da Serra da Santa Cruz” e tem uma topografia íngreme, é natural que as águas das chuvas desçam com muita velocidade formando verdadeiras enxurradas e ao entrar pelas ruas mais próximas da serra, vão arrastando pequenas pedras e muita areia para os leitos das vias públicas chegando até a criar crateras e destruir vários calçamentos pelas ruas da cidade.



No domingo passado (27/11) uma forte chuva já havia acontecido, trazendo muita água para os tanques, represas e açudes da região, a exemplo do “Tanque do Gado” que fica próximo ao centro da cidade, após a segunda chuva desta quinta-feira o Tanque transbordou chegando a invadir parte da rua, o mesmo ocorreu em muitas represas nos povoados e  fazendas circunvizinhas do município.


A chuva desta quinta-feira foi uma das maiores já registradas no ano, e logo no início chegou para completar o pouco que faltava nesses reservatórios e tão logo cessaram algumas pessoas já comentavam que nunca tinham presenciado uma chuva assim torrencial, “tão pesada”, e demorada nos últimos 30 anos.

A tempestade também causou muitos transtornos para os moradores, durante toda a tarde faltou energia na Cidade e nos Povoados, o acesso a internet e telefonia também sofreram queda do sinal o que deixou a cidade isolada e em situação de emergência, razão pela qual somente pela noite, por volta das 19h10, quando a energia foi restabelecida e as pessoas puderam transmitir mensagens pelas redes sociais, começaram a aparecer relatos e imagens em fotos e vídeos sobre a chuva.



Pessoas comentavam que uma árvore havia caído no “Coiqui”, quase obstruindo a pista, outras diziam que o “Açude da Tapera” havia sangrado, outros relataram as fortes enxurradas e a quantidade de pedras que se soltaram dos calçamentos,  e os bancos de areia que se formaram nas ruas. Tinha até quem relatasse a queda de muros e alagamento de quintais e compartimento de casas, mas o que mais impressionou mesmo foi um vídeo que mostra que o “Açude da Pedra” que fica localizado a 3,5 km de distância da cidade de Monte Santo, havia transbordado e invadido a pista asfáltica bloqueando o acesso a cidade pela BA-220 que liga o município a Euclides da Cunha - Ba, o fluxo de água foi tão grande que 
a passagem que fica embaixo da pista, naquela localidade não estava dando conta de escoar tanta água e a vasão acabou invadindo a pista deixando vários moradores ilhados nas duas extremidades da pista.

A equipe técnica da Seinfra está no local nas proximidades do município de Monte Santo para monitorar a situação e avaliar a possibilidade de implantação de um novo bueiro para aumentar a vazão da água. A trafegabilidade na rodovia está normal


Vejam os vídeos.



Siga o MonteSanto.net no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Gás de cozinha sofre primeiro reajuste do ano na Bahia com aumento de 8,2%

Reajuste passa a valer a partir de quarta-feira (1º) e botijão deve fica até R$ 7 mais caro.

Carregando..