Comunidade quilombola de Monte Santo evolui na caprinocultura de leite com o apoio da CAR

Por: Redação 1
15, mar. de 2023 às 17:36
Siga-nos no Google News
Comunidade quilombola de Monte Santo evolui na caprinocultura de leite com o apoio da CAR

A caprinocultura de leite é uma atividade tradicional da agricultura familiar no Semiárido baiano. Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a atividade cresce cada vez mais na região, a partir da oferta de serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER) qualificada, que leva novos conhecimentos para agricultores e agricultoras familiares. Também foram aplicados recursos na aquisição de insumos e equipamentos apropriados. Só por meio do projeto da CAR, Bahia Produtiva, já foram investidos quase R$ 68 milhões na ovinocaprinocultura.


Um desses exemplos é o da Associação dos Produtores Rurais do Quilombo Remanescente Lage do Antônio, do município de Monte Santo. No local, 45 famílias foram beneficiadas com apriscos, novos equipamentos e 225 cabras de leite, que trazem perspectivas positivas para a comunidade com a possibilidade de geração de renda por meio da comercialização do leite.

“Antes, a gente só trabalhava com animais de corte e agora com esse projeto de cabra de leite, a expectativa é melhorar a renda das famílias. Com a assistência técnica, a gente já aprendeu sobre como manejar a cabra de leite e como aproveitar uma diversidade de plantas da Caatinga para usar na ração concentrada. Agora, é iniciar com uma boa produção e tocar o projeto para frente”, comemora o agricultor Adenilson Peixinho.

Cada família agricultora recebeu da CAR um kit completo de manejo com itens como cocho, baldes, iodo, mangueira e papel toalha, um aprisco rústico, cinco matrizes cada e nove máquinas forrageiras entregues, para uso coletivo. Tudo isso para fortalecer a caprinocultura de leite durante todo o ano.

“Se cada matriz der um litro de leite por dia, já são 225 litros de leite que vamos colocar no tanque de resfriamento para entregar. Isso já significa que vai entrar dinheiro para o povoado e vai gerar renda até para quem não tem cabra porque o dinheiro vai circular em toda a comunidade”, enfatizou o agricultor Damião Araújo.

Toda essa dinâmica em volta do leite de cabra tem como um dos pontos de atenção a importância da reserva alimentar para a época de seca, como lembra a agricultora Marlene da Silva. “Com o acompanhamento técnico, nós reduzimos o custo da ração porque passamos a plantar em nosso próprio quintal e a utilizar as plantas da Caatinga na ração. Foi muito bom também porque aprendi a manejar a terra, a preparar adubo orgânico e a fazer o reaproveitamento da água”.


No total, a comunidade quilombola recebeu quase R$ 650 mil reais em investimentos por meio do projeto da CAR, Bahia Produtiva, que oferta às famílias do quilombo, por meio da Associação Regional dos Grupos Solidários de Geração de Renda (Aresol), o serviço de assistência técnica e extensão rural (ATER).



Fonte: SDR - Gov.ba



Siga o MonteSanto.net no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Itácia e Everaldo se unem e anunciam pré-candidatura para Prefeito e Vice em Monte Santo

Dois dos maiores e tradicionais grupos políticos de Monte Santo se unem e finalmente anunciam a chapa de pré-candidatos que irá disputar a prefeitura de Monte Santo contra a atual prefeita Silvania Matos

Carregando..