População de Monte Santo desfruta da beleza das cachoeiras do Açude da Tapera após Fortes Chuvas na Região

Depois da recuperação do Açude da Tapera, é a primeira vez que as cachoeiras se formam, nos dois paredões que servem para contenção das águas de transbordo proveniente de fortes chuvas.

Por: Redação 1
17, mai. de 2023 às 05:15 • Atualz. 17, mai. de 2023 às 16:01
Siga-nos no Google News
População de Monte Santo desfruta da beleza das cachoeiras do Açude da Tapera após Fortes Chuvas na Região

Nesta sexta-feira (12/05) foram registrados temporais de chuva com relâmpagos e trovões, na região de Monte Santo, Uauá, Itiúba e Andorinha logo no final da noite e essas chuvas foram até por volta das 3:00hs da manhã em alguns lugares, a exemplo de Monte Santo.

Normalmente, nessa época do ano são registradas chuvas calmas em que os agricultores, muitos deles com as terras preparadas, esperam para realizar seus plantios de feijão e milho, uma vez que as chuvas intensas ocorrem geralmente nos primeiros e nos últimos meses do ano, as chamadas “trovoadas”

Ao longo dos anos nossa Equipe chegou a registrar o fenômeno das cachoeiras que se formavam após as chuvas de trovoadas, após o transbordamento do Açude da Tapera com as águas do Rio Cariacá, mas esses eventos aconteciam geralmente nos primeiros meses do ano, especialmente em janeiro ou fevereiro, mas dessa vez só veio a acontecer agora na primeira quinzena de maio, proporcionando o acúmulo de muita água no Açude e o seu transbordamento.

Após a recuperação do Açude da Tapera, uma obra do Governo Federal, realizada na Gestão do então Presidente Jair Messias Bolsonaro, a pedido do Deputado Estadual Laerte do Vando, é a primeira vez que as cachoeiras se formam, nos dois paredões que servem para contenção da pressão das águas do açude.

Vale lembrar que antes da obra de contenção e recuperação do Açude da Tapera, havia o grande perigo do rompimento da barreira natural que formavam um “canion” que vinha se desmoronando ano a ano no local onde se formavam as cachoeiras e hoje elas, além de belas, proporcionam segurança e tranquilidade aos moradores ao longo do caminho formado pelo Rio Cariacá, longe do perigo do rompimento do Açude. A obra foi realizada em 2022 pelo Governo Federal de Jair Bolsonaro, através do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS), iniciou as obras de recuperação da barragem da Tapera, em Monte Santo, região Sisaleira. Autor do pedido de recuperação, o deputado estadual Laerte do Vando (PSC) comemorou a notícia. Para ele, a decisão trouxe alívio para a comunidade local. Confira os vídeos:




Fonte: MonteSanto.net
Créditos dos vídeos: Facebook José Alves & Zé do Tié



Siga o MonteSanto.net no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Itácia e Everaldo se unem e anunciam pré-candidatura para Prefeito e Vice em Monte Santo

Dois dos maiores e tradicionais grupos políticos de Monte Santo se unem e finalmente anunciam a chapa de pré-candidatos que irá disputar a prefeitura de Monte Santo contra a atual prefeita Silvania Matos

Carregando..