IBGE: População de Monte Santo diminui e município perde mais de 2 mil habitantes

Com a redução de habitantes o município poderá futuramente perder arrecadação e até reduzir o número de vereadores

Por: Redação 1
29, jun. de 2023 às 04:40 • Atualz. 04, jul. de 2023 às 13:37
Siga-nos no Google News
IBGE: População de Monte Santo diminui e município perde mais de 2 mil habitantes

Segundo o IBGE a população do município de Monte Santo Bahia diminiu desde o último Censo realizado em 2010, os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de habitantes é de 47.780 pessoas, o que representa uma queda de mais de 2 mil pessoas, exatos 2.013 habitantes a menos. o número negativo representa uma baixa de -4,04% em comparação com o Censo de 2010.

Dos municípios que fazem divisa com Monte Santo, também tiveram redução da população: Uauá (-1,28%), Andorinha (-1,17%), Itiúba - BA (-3,56%) ainda assim das cidades circovizinhas Monte Santo foi a que mais perdeu habitantes, já as cidades que fazem divisa e tiveram um aumento positivo no número de habitantes estão Canudos - BA ( +3,76% ), Euclides da Cunha (+8,31%) e Cansanção que representou o maior aumento da sua população em (+11,2%). 

Ainda se consideramos dados mais antigos como o do Censo de 2006, a população de Monte Santo era de 56.938 logo em 15 anos o Município perdeu quase 10 mil habitantes, A pesquisa do IBGE também aponta que a cidade em Monte Santo tem uma densidade demográfica de 15,75 habitantes por km² e uma média de 2,82 moradores por residência.

A redução de habitantes pode ser motivada por vários fatores como o aumento do número de óbitos e a diminuição da natalidade, e outros fatores como falta de oportunidade, baixo salários, aumento da violência, falta de opções de lazer etc.., mas o maior motivo parece estar relacionado mesmo ao trabalho, que acabou gerando um aumento do êxodo rural de moradores que foram morar em grandes capitais como Salvador, São Paulo, Feira de Santana e até cidades próximas que oferecem uma melhor qualidade de vida e mais oportunidades trabalho e renda como por exemplo a cidade de Euclides da Cunha, Senhor do Bonfim, Serrinha e Cansanção que acabaram atraindo monte-santenses foram morar fora em busca de melhores oportunidades de trabalho e renda e colaboraram para o aumento populacional destes municípios.

Menos dinheiro para o município

Poderia ser apenas uma discordância entre visões técnicas distintas, mas a contagem populacional tem consequências práticas. Isso porque municípios que perdem população passam a receber menos dinheiro do governo federal.

Ao fim de todos os anos, por obrigação legal, o IBGE encaminha ao TCU (Tribunal de Contas da União) a relação da população de cada um dos municípios brasileiros. Os dados são usados para calcular as quotas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o ano seguinte.

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) estima que 702 municípios perderão recursos com base na estimativa populacional da prévia do Censo, somando mais de R$ 3 bilhões. Os Estados com mais municípios impactados são Bahia (99), Minas Gerais (83) e São Paulo (72), A redução populacional pode provocar também efeito na Câmara de Vereadores, já que o número também é correspondente a população de cada município.


Fonte: MonteSanto.net com informações do IBGE



Siga o MonteSanto.net no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Luís Costa (PT) Confirma Pré-candidatura a Prefeito de Monte Santo e Revela os Reais Motivos do Rompimento com o Grupo da Prefeita Silvania

Em entrevista, o Dr. Luís Costa (PT) confirmou sua pré-candidatura ao Cargo de Prefeito de Monte Santo e pela primeira vez quebra o silêncio sobre os reais motivos que o levaram ao rompimento com o grupo da Prefeita Silvania

Jorge Andrade, Ex-prefeito De Monte Santo Completa Idade Nova

O ex-prefeito Jorge Andrade, “Queridinho” como e popularmente conhecido, completa 72 anos de vida, ele que é natural de Monte Santo, nascido em 23/04/1952 e recebe homenagens pelo seu aniversário.

Justiça multa irmão e assessor de prefeita de Monte Santo por divulgar pesquisa ilegal

A pesquisa irregular sem registro tem soma de 103% nos percentuais dos pré-candidatos citados, A multa que ultrapassou a casa dos 100 mil foi de 53.205,00 para o irmão da prefeita e também para o funcionário da prefeitura e assessor da Prefeitura.

Carregando..