Prefeitura de Monte Santo Inicia Instalação de Semáforos na Cidade

A medida foi prometida por vários ex prefeitos, mas foi finalmente implementada pela gestão da atual prefeita Silvânia Matos, é o primeiro passo para resolver um antigo problema da cidade, mas ainda falta uma campanha efetiva de educação da população e até uma fiscalização com cobrança de multas para resolver o caos que se tornou o trânsito da cidade de Monte Santo.

Por: Redação 1
06, jul. de 2023 às 19:00 • Atualz. 11, jul. de 2023 às 23:40
Siga-nos no Google News
Prefeitura de Monte Santo Inicia Instalação de Semáforos na Cidade

A Prefeitura Municipal de Monte Santo concluiu nesta terça-feira a instalação de semáforos e sinalização vertical na cidade. A instalação teve início no final do mês de junho e após a conclusão, o sinal ficará em estado de alerta para que a população e motoristas possam identificar a presença do sinal durante o período de adaptação. 

A medida foi prometida por vários ex prefeitos, mas foi finalmente implementada pela gestão da atual prefeita Silvânia Matos.  A ação é necessária, tendo em vista o trânsito caótico que temos hoje na cidade, principalmente durante as sextas-feiras, dia de feira livre na cidade, onde o alto fluxo de veículos pequenos, (carros de passeio e motos), caminhões de carga e também devido à limitação de passagem em várias ruas da cidade, por conta da instalação de barracas de feira, acaba por prejudicar a circulação de pessoas e veículos. 

Inicialmente, os sinais estão sendo instalados no cruzamento da Avenida Valter Caldas com a  Avenida Desembargador Sálvio Martins (Mercado Carvalho/Pousada Pingo D'Água). O objetivo é a melhoria da segurança das pessoas que transitam pela cidade e orientar motoristas de veículos como caminhões que utilizam o centro da cidade como passagem entre as Ba-120 e Ba-220.

A Prefeitura não informou se a sinalização também será incluída em outros pontos da cidade como na praça Monsenhor Berenguer e o cruzamento da Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães com a Rua Hélcio Cardoso de Matos, nas proximidades do Posto São Pedro, onde o trânsito quase sempre é caótico.

Vale ressaltar que a medida é de suma importância para resolver um problema antigo do município que, diga-se de passagem, nenhum outro gestor teve coragem de implementar, por receio de desagradar uns poucos e perder capital político, uma vez que, futuramente, quem descumprir as regras de trânsito, a exemplo de "furar o sinal vermelho", "queimar a passagem de pedestres", poderá receber uma multa de até 293,47 (duzentos e noventa e três reais e quarenta e sete centavos), além da perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pois se trata de uma infração gravíssima, porém, segundo o Código Nacional de Trânsito, a atual gestão tem o dever de criar uma campanha de conscientização e adaptação da população local, inclusive as primeiras infrações, durante o período de adaptação, devem servir apenas como alerta. Caso o objetivo da sinalização seja apenas para arrecadar mais verba para o município e não seja feita da forma correta, a multa poderá ser até anulada se o condutor provar que não tinha conhecimento das penalidades aplicadas. 

A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa, mas este é só um dos problemas a serem resolvidos no trânsito de Monte Santo. Além do sinal de trânsito a Prefeitura poderia resolver várias e antigas questões como a dos carros e motos estacionados em frente de lojas, bloqueando parte das vias principais, dificultando até das pessoas entrarem nos estabelecimentos, sem contar exposição de mercadorias nas calçadas, veículos estacionados sobre as calçadas, reboques de motos obstruindo o trânsito em frente às casas comerciais, principalmente supermercados, entulhos e restos de construções obstruindo as vias e calçadas há meses, tudo por falta de uma fiscalização mais enérgica passível de multa e de regras claras sobre essas práticas que se perduram a anos pela falta de conscientização e educação cível da população de Monte Santo.


Na cidade não há horário estabelecido para descarga de caminhões em lojas e supermercados e isso torna o trânsito mais complicado, especialmente nos dias de quarta e sexta-feira, quando o fluxo de veículos na cidade é mais intenso. Necessária a criação de uma Zona Azul em ruas onde seja permitido estacionar veículos e sinalização ostensiva onde não possa estacionar com a proibição e aplicação de multa para quem estacionar em local impróprio, podendo o Município criar um estacionamento público, sendo esses os próximos passos para resolver o caos do trânsito da cidade.


Fonte: Montesanto.net



Siga o MonteSanto.net no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Justiça multa irmão e assessor de prefeita de Monte Santo por divulgar pesquisa ilegal

A pesquisa irregular sem registro tem soma de 103% nos percentuais dos pré-candidatos citados, A multa que ultrapassou a casa dos 100 mil foi de 53.205,00 para o irmão da prefeita e também para o funcionário da prefeitura e assessor da Prefeitura.

Luís Costa (PT) Confirma Pré-candidatura a Prefeito de Monte Santo e Revela os Reais Motivos do Rompimento com o Grupo da Prefeita Silvania

Em entrevista, o Dr. Luís Costa (PT) confirmou sua pré-candidatura ao Cargo de Prefeito de Monte Santo e pela primeira vez quebra o silêncio sobre os reais motivos que o levaram ao rompimento com o grupo da Prefeita Silvania

Jorge Andrade, Ex-prefeito De Monte Santo Completa Idade Nova

O ex-prefeito Jorge Andrade, “Queridinho” como e popularmente conhecido, completa 72 anos de vida, ele que é natural de Monte Santo, nascido em 23/04/1952 e recebe homenagens pelo seu aniversário.

Carregando..