Cientistas Internacionais fazem pesquisa com Claudio Vieira, morador de Monte Santo

Com braços colados no peitoral e a cabeça virada para trás, Montesantense Claudio Vieira é tema de Pesquisa Internacional, pesquisa em desenvolvimento pode ajudar a compreender porque algumas pessoas com transtornos do espectro autista (TEA) têm dificuldade em reconhecer rostos

Por: Redação 1
26, set. de 2023 às 11:04 • Atualz. 26, set. de 2023 às 11:07
Siga-nos no Google News
Cientistas Internacionais fazem pesquisa com Claudio Vieira, morador de Monte Santo

Cláudio Vieira de Oliveira, um brasileiro que mora na cidade de Monte Santo, no sertão da Bahia, ajudou pesquisadores do Dartmouth College, dos Estados Unidos, a terem novas pistas sobre como o cérebro armazena informações sobre os rostos das pessoas.

A pesquisa em desenvolvimento pode ajudar a compreender porque algumas pessoas com transtornos do espectro autista (TEA) têm dificuldade em reconhecer rostos, por exemplo.

Claudinho, como ficou conhecido, tem a doença Artrogripose Múltipla Congênita (AMC), que restringe a amplitude de movimento nas articulações. Ele nasceu com as pernas atrofiadas, os braços colados ao peitoral e a cabeça virada 180° para trás.

A maioria das pessoas tem dificuldades em processar informações em rostos quando está de cabeça para baixo, um fenômeno conhecido como efeito de inversão de face. “Isso afeta quase todos os aspectos da percepção facial – identidade, leitura das expressões faciais das pessoas, decisão se alguém é atraente”, explicou Brad Duchaine, do Dartmouth College, em um comunicado.

Cláudio, no entanto, demonstra níveis semelhantes de percepção quando precisa identificar rostos em imagens, independentemente de serem mostradas na vertical ou de cabeça para baixo.

Estudo sobre a percepção dos rostos

Além de Cláudio, o estudo contou com a participação de outras 22 pessoas que normalmente mantêm a cabeça ereta, para testar a capacidade de percepção facial delas. Os voluntários deveriam responder se duas imagens – uma apresentada de perfil lateral e outra mostrando o rosto completo – eram da mesma pessoa.

Cláudio deu respostas corretas em 61% das vezes que foi apresentado a rostos na vertical, e 68% das vezes em que eles estavam invertidos. Para o grupo controle, a percepção foi de 83% e 64% respectivamente, demonstrando maior dificuldade em identificar rostos invertidos.

Para os cientistas, isto sugere que a forma como reconhecemos rostos se deve a fatores evolutivos, bem como a experiências pessoais. A melhor pontuação de Claúdio para reconhecer os rostos vidados de cabeça para baixo foi importante para confirmar a capacidade de adaptação.

Fonte: metropoles



Siga o MonteSanto.net no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Luís Costa (PT) Confirma Pré-candidatura a Prefeito de Monte Santo e Revela os Reais Motivos do Rompimento com o Grupo da Prefeita Silvania

Em entrevista, o Dr. Luís Costa (PT) confirmou sua pré-candidatura ao Cargo de Prefeito de Monte Santo e pela primeira vez quebra o silêncio sobre os reais motivos que o levaram ao rompimento com o grupo da Prefeita Silvania

Justiça multa irmão e assessor de prefeita de Monte Santo por divulgar pesquisa ilegal

A pesquisa irregular sem registro tem soma de 103% nos percentuais dos pré-candidatos citados, A multa que ultrapassou a casa dos 100 mil foi de 53.205,00 para o irmão da prefeita e também para o funcionário da prefeitura e assessor da Prefeitura.

Jorge Andrade, Ex-prefeito De Monte Santo Completa Idade Nova

O ex-prefeito Jorge Andrade, “Queridinho” como e popularmente conhecido, completa 72 anos de vida, ele que é natural de Monte Santo, nascido em 23/04/1952 e recebe homenagens pelo seu aniversário.

Carregando..