BOMBA: Aliado da prefeita, Ex-Vereador Comete Racismo e Intolerância Religiosa no Dia da Consciência Negra

Pelas Redes Sociais o professor Elizeu e o Vereador Rodnei Tolentino receberam milhares de mensagens de solidariedade e repúdio com o termo: "Racismo é Crime", contra as falas proferidas pelo ex-vereador Totô que cometeu racismo e intolerância religiosa ao tentar defender a prefeita e criticar ação do professor e pai do vereador Rodinei Tolentino, que só estavam fazendo o seu trabalho de fiscalizar a gestão da atual prefeita Silvania Matos.

Por: Redação 1
21, nov. de 2023 às 16:10 • Atualz. 21, nov. de 2023 às 16:28
Siga-nos no Google News
BOMBA: Aliado da prefeita, Ex-Vereador Comete Racismo e Intolerância Religiosa no Dia da Consciência Negra

Nesta segunda-feira (20/11), consagrado como “Dia da Consciência Negra”, viralizou nas redes sociais e grupos de Whats App, um vídeo em que o Ex-Vereador Antônio Fernando Afonso dos Santos, mais conhecido como “Totô”, profere falas racistas e de intolerância religiosa contra o ex-Secretário Municipal de Educação, Professor Eliseu Tolentino e seu filho, o atual Vereador Rodnei Tolentino. No vídeo, o ex-vereador “Totô”, que é aliado da Prefeita Silvânia Matos, critica o fato do Vereador Rodnei Tolentino, que estava acompanhado do pai, Elizeu, ter comparecido a prédios públicos do Município, a exemplo de Escolas Municipais e Postos de Saúde para fiscalizar o funcionamento regular dos estabelecimentos públicos.


Totô, que já foi Vereador deste Município por várias legislaturas e também foi Diretor de Escola Municipal surpreendeu ao ignorar o papel do Vereador Rodnei e também do contribuinte Elizeu em exercer fiscalização, mesmo sabendo que o principal dever de um Vereador, além de legislar em prol do povo da sua terra é o de fiscalizar a aplicação correta do dinheiro público em ações positivas a favor da população, devendo, se necessário colher depoimentos, ver “in loco”, documentar por escrito, fotografias e vídeos para servir de subsídios para legislar, cobrar correções e até elogiar os gestores na Tribuna da Câmara.

No vídeo o ex-vereador Totô, diz que eles têm percorrido as Unidades de Saúde do município para fiscalizar se a população está sendo bem atendida e ao tomar conhecimento de uma visita no Posto de Saúde do Povoado de Itapicuru, gravou um vídeo, como poderão ver, proferindo fala de cunho racista e consequentemente de intolerância religiosa, quando se dirigiu “ao nobre também ex-vereador e professor Eliseu Tolentino e seu filho Vereador Rodnei.” O ex-vereador Totô no vídeo fala: Tomei conhecimento que o "Urubu de Despacho" esteve lá com seu filho vereador tentando intimidar a funcionária do posto de saúde do povoado de Itapicuru, "Dando uma de Fiscal do Povo". Totô, que é um forte aliado da Prefeita Silvânia Matos desde a sua campanha, ainda conclui dizendo que estão visitando postos de saúde e escolas "Buscando meios de criticar a Senhora Prefeita que um bom trabalho está sendo feito" Não é a primeira vez que o ex-vereador se envolve em polêmica, em maio de 2022 a sua esposa que foi nomeada como Secretária de Transportes pela Prefeita Silvania Matos durante a posse, foi exonerada após um suposto escândalo de assédio do ex-vereador Totô a um funcionário. Supõe-se que ele teria usado a sua influência na máquina pública do município para assediar um funcionário na garagem municipal da Prefeitura onde ele trabalhava. Na ocasião, em sua defesa o ex-vereador disse se tratar de uma brincadeira e pediu desculpas. Após a repercussão do vídeo que chocou a população, várias pessoas repudiaram as falas racistas do ex-vereador Totô.

O ex-prefeito de Monte Santo, Everaldo Joel, afirmou em nota: "Nesse dia da Consciência Negra, em que se celebra a luta e as conquistas da nossa população negra, é lamentável o uso de termos tão baixos, que agridem diretamente pessoas e atingem, de forma pejorativa e desrespeitosa, religiões de matriz africana para ofender a honra de alguém. Meus amigos, o debate político deve ser levado a sério e com respeito. O papel de fiscalizar não é só dos vereadores, mas sim de toda população, sendo que todos nós somos contribuintes. Faço aqui meu apelo, para que tenhamos a iniciativa de dizer não à intolerância racial e religiosa. O preconceito e desrespeito não podem ter mais espaço em nossa sociedade" afirmou Everaldo A atual vice prefeita de Monte Santo, Itácia Andrade, mesmo em luto pela perca recente do seu primo, prestou a solidariedade ao Professor Elizeu, “É inadmissível que em pleno século XXI ainda tenhamos que passar por situações como essa, de desrespeito e discriminação". "Passei por isso em 2020, quando sofri xingamentos, calúnias e difamações nas redes sociais. Precisamos, enquanto líderes de grupos e adeptos partidários, politizar e propagar o respeito entre todos!" "Sinto muito por esse ato racista, preconceituoso e discriminatório" afirmou Itácia Andrade em mensagem enviada a Eliseu Até fechamento desta matéria a atual Prefeita de Monte Santo, Silvania Matos e a Prefeitura de Monte Santo permanecem caladas diante do grave ocorrido, pois apesar de ativas nas redes não emitiram qualquer nota de repúdio às declarações e falas racistas do ex-vereador Totô, inclusive para justificar as atitudes que serão tomadas por parte da Administração, quanto ao atual aliado político da Prefeita. Pelas Redes Sociais o professor Elizeu e o Vereador Rodnei Tolentino receberam milhares de mensagens de solidariedade e repúdio contra as falas proferidas pelo ex-vereador totó, com várias mensagens com o termo: "Racismo é Crime". Em contato com nossa reportagem Elizeu afirmou que já está tomando as providências legais para processar o ex-vereador Totô pelos crimes de Racismo e Intolerância Religiosa. Desde janeiro de 2023, a Lei 14.532/2023 aumentou a penalidade para crimes desta natureza e tipifica também como “Crime de Racismo” a Injúria Racial, com a pena de dois a cinco anos de reclusão, se confirmada a condenação. O crime pode ter um agravante pois a expressão usada pelo ex-vereador além de considerada racista também pode ser entendida como crime de “Intolerância Religiosa” a religiões de matriz africana. Veja o vídeo: ( "Alerta de Gatilho e conteúdo sensível")
Fonte: MonteSanto.net




Siga o MonteSanto.net no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Justiça multa irmão e assessor de prefeita de Monte Santo por divulgar pesquisa ilegal

A pesquisa irregular sem registro tem soma de 103% nos percentuais dos pré-candidatos citados, A multa que ultrapassou a casa dos 100 mil foi de 53.205,00 para o irmão da prefeita e também para o funcionário da prefeitura e assessor da Prefeitura.

Luís Costa (PT) Confirma Pré-candidatura a Prefeito de Monte Santo e Revela os Reais Motivos do Rompimento com o Grupo da Prefeita Silvania

Em entrevista, o Dr. Luís Costa (PT) confirmou sua pré-candidatura ao Cargo de Prefeito de Monte Santo e pela primeira vez quebra o silêncio sobre os reais motivos que o levaram ao rompimento com o grupo da Prefeita Silvania

Jorge Andrade, Ex-prefeito De Monte Santo Completa Idade Nova

O ex-prefeito Jorge Andrade, “Queridinho” como e popularmente conhecido, completa 72 anos de vida, ele que é natural de Monte Santo, nascido em 23/04/1952 e recebe homenagens pelo seu aniversário.

Carregando..