Polícia faz operação em Euclides da Cunha e Monte Santo e prende suspeitos de fraudes em Licitações

Operação “Graft” identificou superfaturamento em obras e participação de agentes públicos no esquema que acontecia na cidade de Euclides da Cunha.

Por: Redação
04, ago. de 2022 às 09:55 • Atualz. 15, set. de 2022 às 01:54
Siga-nos no Google News
Polícia faz operação em Euclides da Cunha e Monte Santo e prende suspeitos de fraudes em Licitações
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) realizou, na manhã desta quinta-feira (4), uma operação para cumprimento de dez mandados de prisão preventiva e 22 de busca e apreensão em sete cidades baianas por conta de fraudes em licitações realizadas pela prefeitura de Euclides da Cunha, cidade a 300 km de Salvador. A ação foi batizada de “Operação Graft”.

Além da própria cidade onde a fraude teria ocorrido, o MP-BA e a Polícia Civil cumpriram mandados em Salvador, Monte Santo, Teofilândia, Lauro de Freitas, Araci e Pojuca.

Em Salvador, o cumprimento de um dos mandados ocorreu no bairro da Pituba. Os presos na capital e em Lauro de Freitas, na região metropolitana, serão levados para o Complexo da Mata Escura, enquanto os presos no interior do estado serão levados para o presídio de Serrinha.


A 1ª Promotoria de Justiça de Euclides da Cunha e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) são responsáveis pela operação, que conta com apoio da Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco). A Polícia Rodoviária Federal também apoia a operação.

De acordo com o MP-BA, a ação conta com a participação de 17 promotores de Justiça, que investigam crimes de organização criminosa, peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, falsidades documentais e frustração do caráter competitivo de licitação.

O esquema era baseado em fraudes nos procedimentos de licitações realizados pela prefeitura de Euclides da Cunha, através de manipulações das informações nos Diários Oficiais do Município, para afastar possíveis empresas concorrentes.


De acordo com o MP-BA, a ação criminosa inviabilizava a publicidade das licitações, impossibilitando que empresas não envolvidas nas fraudes tivessem conhecimento da realização da sessão de licitação. Somente após a realização da sessão da licitação fraudada, que se inseria, retroativamente, o documento na plataforma dos Diários Oficiais da Prefeitura, forjando uma falsa publicidade.

O Ministério Público diz ainda que foram identificadas, ao longo dos anos de 2020 e 2021, pelo menos, 14 procedimentos licitatórios fraudulentos, o que aponta que o esquema funciona há pelo menos dois anos.

Além da fraude às licitações da Prefeitura de Euclides da Cunha, as investigações detectaram o envolvimento de agentes públicos lotados em secretarias municipais, e o superfaturamento em obras de pavimentação asfáltica e locação de máquinas pesadas.

Fonte: G1 Bahia


Siga o MonteSanto.net no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Roma faz caminhada e comício e reúne multidão em Serrinha

O candidato a governador apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro ainda destacou que é hora do "vira-votos"

Montessantenses Realizam Grande Motocarreata em Apoio a Bolsonaro em Monte Santo

Organizada pelos Grupos “Direita Monte Santo” e “Liberta Monte Santo” e com grande adesão voluntária, a Motocarreata Pró reeleição de Bolsonaro é uma das maiores da região.

ACM Neto Faz Caminhada até a Igreja do Bonfim e se diz Confiante na Vitória

O Candidato do União Brasil pediu que os eleitores dos 417 municípios da Bahia votem com "tranquilidade, paz e que todos se respeitem"

Ciro Gomes Cita Geddel em Debate e Pessoas Descobrem que Jerônimo(PT) Está Aliado com os “ladrões da Petrobrás”

Depois das falas de Ciro no debate, as pesquisas no Google explodiram e pessoas da Bahia descobrem que o ex-presidiário que saiu da prisão em fevereiro, após ser condenado por roubar 51 milhões, foi quem indicou o vice do atual candidato do PT Jerônimo Rodrigues (PT), sendo inclusive do mesmo Partido do cacique do MDB na Bahia.

Apoiadores do Presidente Bolsonaro Confirmam Carreata nesta Sexta-Feira 30 em Monte Santo

Depois do sucesso da carreta de Cansanção e Euclides da Cunha, apoiadores do Presidente Jair Bolsonaro(PL) em Monte Santo, prometem realizar uma grande carreata em apoio a reeleição do Presidente

Gasolina Baixa pela Terceira Vez em Setembro, mas Postos de Monte Santo Estão com Preços Congelados há Mais de Um Mês

Na contramão do resto da Bahia, postos de Monte Santo resolveram congelar o valor praticado por litro da gasolina, mesmo após a terceira redução do preço dos Combustíveis na Bahia.

Carregando..