Polícia Federal deflagra operação contra garimpo ilegal de ouro em Monte Santo e Cansanção

Garimpeiros usavam explosivos e mercúrio, uma substância altamente tóxica, para extrair ouro nos garimpos ilegais, que ficam nas zonas rurais de Cansanção e Monte Santo.

Por: Redação 1
30, ago. de 2022 às 14:00 • Atualz. 15, set. de 2022 às 01:52
Siga-nos no Google News
Polícia Federal deflagra operação contra garimpo ilegal de ouro em Monte Santo e Cansanção

A Polícia Federal cumpre 12 mandados de busca e apreensão, em uma operação contra o garimpo ilegal de ouro, nas cidades de Cansanção e Monte Santo, no norte da Bahia. A ação foi iniciada na manhã desta terça-feira (30).

Caixas com dinheiro já foram apreendidas, contudo, o valor ainda não foi divulgado. Durante as investigações, a PF identificou o grupo de garimpeiros que usava explosivos e mercúrio, uma substância altamente tóxica, para extrair ouro nos garimpos ilegais, que ficam nas zonas rurais dos municípios.

Os garimpeiros compravam, arrendavam e muitas vezes invadiam as terras onde havia o indício de ouro, para extraí-lo. Além disso, faziam acordos entre eles, permitindo a atividade ilegal mediante o pagamento de "royalties", ou contratavam pessoal para trabalhar mediante pagamento de diárias.

Além de desmontar o grupo criminoso, a Operação Velho Ouro também investiga a usurpação de bens da União. Os investigados responderão por associação criminosa, extração de recursos minerais sem autorização, importação e armazenamento de substância tóxica.

Fonte: G1



Siga o MonteSanto.net no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Prefeita Divulga Segunda Atração da Festa de Todos os Santos em Monte Santo

A prefeita Silvania Matos divulgou nesta terça-feira (26) mais uma atração da tradicional Festa de Todos os Santos de Monte Santo. O evento, que ocorrerá nos dias 30 e 31 de outubro

Cientistas Internacionais fazem pesquisa com Claudio Vieira, morador de Monte Santo

Com braços colados no peitoral e a cabeça virada para trás, Montesantense Claudio Vieira é tema de Pesquisa Internacional, pesquisa em desenvolvimento pode ajudar a compreender porque algumas pessoas com transtornos do espectro autista (TEA) têm dificuldade em reconhecer rostos

Monte Santo é uma das 199 cidades baianas que serão afetadas por Onda de Calor

A onda acontece quando temperatura fica 5°C acima da média por pelo menos três dias, veja lista completa

Carregando..