Bahia é Mais Uma Vez o Estado Mais Violento do Brasil

No país, houve redução de 11% dos casos em 2021 comparado a 2020, mas na Bahia onde o Secretário de Segurança indicado pelo Governador Rui Costa (PT), é a favor da liberação das drogas, o número de homicídios aumentou e hoje é o Estado mais violento do Brasil

Por: Redação 1
14, out. de 2022 às 12:21 • Atualz. 17, out. de 2022 às 23:43
Siga-nos no Google News
Bahia é Mais Uma Vez o Estado Mais Violento do Brasil

De acordo com os registros consignados na compilação, foram contabilizados no país, em 2021, 42.391 homicídios. É o menor número absoluto desde 1998, quando os registros somaram 41.950, de acordo com o Cepedes. Em termos percentuais, houve uma redução de 11,09% no número total de óbitos intencionais em relação a 2020 (47.680 casos computados). 

Além disso, a Bahia foi um dos sete Estados que tiveram aumento nos homicídios, enquanto todos os demais registraram redução nos números entre 2020 e 2021. A Bahia computou, ainda, mais que o dobro dos assassinatos em relação a Estados mais populosos, como São Paulo (2.954 casos), Minas Gerais (2.385) e Rio de Janeiro (2.673).



Esse cenário de aumento de homicídios na Bahia também é apontado por outros levantamentos, além dos dados do DataSUS. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, a Bahia registrou o maior número de homicídios dolosos em 2020, com 5.360 vítimas, e 2021, com 5.532 mortes (10.892 no total). O Ceará aparece em segundo lugar, com um total de 7.196 homicídios nos dois anos. Pernambuco ficou em terceiro, com 6.852 registros no período analisado. 

Já com relação ao número de latrocínios, que é o homicídio com objetivo de roubo ou roubo seguido de morte ou de graves lesões corporais da vítima, a Bahia ficou em terceiro lugar, com 108 vítimas em 2020 e 137 em 2021 (245 no total). São Paulo teve o maior número de registros, com 356 nos dois anos. Pernambuco ocupa a segunda posição do ranking, com 246 mortes no total. 




Secretário da Segurança Pública da Bahia defende liberação das drogas

O Secretário da Segurança Pública da Bahia indicado pelo Governador Rui Costa, Ricardo Mandarino, defendeu a descriminalização do uso de drogas como a maconha. O discurso, que viralizou após ficar disponível no canal da Superintendência de Prevenção à Violência (SPREV), foi feito em um congresso, no final do mês de abril.


Em resposta a afirmação do Secretário o candidato a Governador ACM Neto repudiou fala do Secretário Mandarino sobre maconha


“É algo inacreditável, como também inacreditável o governador Rui Costa manter esse secretário à frente da pasta da Segurança Pública. O secretário que defende a legalização das drogas como caminho para resolver o problema da violência no Estado, e a gente viu na semana passada 400 delegados entregando os seus cargos em protesto ao Estado, policiais morrendo”, questionou.

O candidato a governador ACM Neto (União Brasil) comentou também os dados divulgados por mais um levantamento que coloca a Bahia na liderança do ranking de homicídios do país:

"Infelizmente, mais uma vez a Bahia ocupa a primeira posição no país em número de homicídios. O DataSUS revela que, enquanto muitos estados do Brasil reduziram o número de homicídios, na Bahia o que aconteceu foi o aumento. Isso tudo é resultado de 16 anos de uma condução inaceitável da política de segurança pública na Bahia. A turma que está aí pede ainda mais tempo, como se eles fossem capazes de resolver esse grave problema que, em 16 anos, só fez se agravar em nosso estado", disse.



Fonte: Correio da Bahia e G1



Siga o MonteSanto.net no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Carregando..