Fiasco: Com medo do crescimento de Bolsonaro e João Roma, PT entra na justiça e censura pesquisa Datafolha na Bahia

Após fracasso do candidato de Lula, Jerônimo Rodrigues (PT) frente a ACM NETO e o crescimento de Bolsonaro e João Roma, PT entrou na Justiça e conseguiu censurar a divulgação da pesquisa Datafolha ao cargo de Presidente da República.

Por: Redação
25, ago. de 2022 às 15:00 • Atualz. 15, set. de 2022 às 01:52
Siga-nos no Google News
Fiasco: Com medo do crescimento de Bolsonaro e João Roma, PT entra na justiça e censura pesquisa Datafolha na Bahia
O juiz Paulo Sérgio Barbosa de Oliveira, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, atendeu parcialmente a um pedido da coligação liderada pelo candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT) e censurou pesquisa Datafolha sobre a sucessão para o governo do estado.

Em decisão na noite desta terça (23), o juiz decidiu proibir apenas a divulgação de quesitos relacionados ao cargo de presidente da República da pesquisa, sob pena de pagamento de multa diária no valor de R$ 20 mil em caso de descumprimento.

O Datafolha afirma que não há motivo para a censura, que a pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e que vai recorrer.

Em outra representação na Justiça Eleitoral, a coligação liderada pelo candidato petista também contestou pesquisa do Ipec, instituto formado por ex-executivos do Ibope Inteligência.

A pesquisa foi contratada pela TV Bahia, registrada sob número BA-02873/2022, com previsão de divulgação na sexta (26).

Ao justificar o pedido de censura à pesquisa, a coligação liderada por Jerônimo Rodrigues alega que "permitir a divulgação da pesquisa que não expressa a realidade causará prejuízos irreversíveis à lisura eleitoral".

A diretora do Datafolha, Luciana Chong, diz que não há razão para impugnação. "O instituto cumpriu todas as regras de registro estabelecidas pelo TSE."

No caso da representação movida contra o Ipec, a campanha de Jerônimo Rodrigues repete o argumento de "inscrição equivocada dos cargos pesquisados" por causa da inclusão de perguntas sobre a disputa da Presidência. Questiona ainda a suposta ausência do plano amostral e das ponderações.

Proprietário da rádio Metrópole, o empresário e radialista Mário Kertész lamentou a contestação da pesquisa feita pela campanha petista. "É um absurdo querer impugnar a pesquisa. Ela segue um rito legal e obedece aos devidos parâmetros. Isso só faz atrasar o processo democrático."

Procurada, a TV Bahia optou por não se pronunciar sobre o assunto. O Ipec informou que vai recorrer.

As duas ações foram movidas pela coligação "Pela Bahia, Pelo Brasil", formada pela Federação Brasil (PT, PC do B, PV, PSB, PSD, MDB e Avante).

Jerônimo Rodrigues é candidato ao Governo da Bahia com apoio do governador Rui Costa (PT) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ele enfrenta nas urnas os candidatos a governador ACM Neto (União Brasil), João Roma (PL), Kleber Rosa (PSOL), Giovani Damico (PCB) e Marcelo Millet (PCO).

Datafolha: ACM Neto lidera com 54%, seguido por Jerônimo com 16% e Roma com 8% a sondagem de opinião foi divulgada nesta quarta-feira (24)

Contratada pela Rádio Metropole, a primeira pesquisa Datafolha aponta que o candidato do União Brasil, ACM Neto, lidera as intenções de votos ao governo da Bahia, com 54%.

A sondagem de opinião, que foi divulgada nesta quarta-feira (24), mostra ainda o postulante do PT, Jerônimo Rodrigues, com 16%, e João Roma, com 8%. O resultado é da pesquisa estimulada. 

O candidato Giovani Damico (PCB) e Marcelo Millet (PCO) tiveram, cada um, 1%. Kleber Rosa (PSOL) não pontuou.

Os votos em branco e nulo somaram 10%. Já não souberam responder são 10%. A pesquisa ouviu 1008 eleitores, e foi feita entre 22 e 24 de agosto. A margem de erro é 3pp. O nível de confiança é de 95%. A consulta está registrada no TSE : BA- 01548 /2022 e BR-05675/2022.

Fonte: Folha de São Paulo e Jornal Metropole


Siga o MonteSanto.net no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Gilmar Mendes decide a favor de Lula e suspende multa de R$ 18 milhões por processos suspensos da Lava Jato

Ministro do STF apontou ‘fragilidade intelectual’ na decisão do procurador da Fazenda Nacional, Daniel Gamboa

Direita Vence Eleição na Itália com Mesmo Slogan de Bolsonaro: “Deus, Patria e Família”

Ao vencer na itália, a candidata da direita, Giorgia Meloni se tornou a primeira mulher a chefiar o Governo da 3ª maior economia da União Europeia. Lá na itália as pesquisas erraram o resultado com 20% de diferença.

Ciro Gomes Cita Geddel em Debate e Pessoas Descobrem que Jerônimo(PT) Está Aliado com os “ladrões da Petrobrás”

Depois das falas de Ciro no debate, as pesquisas no Google explodiram e pessoas da Bahia descobrem que o ex-presidiário que saiu da prisão em fevereiro, após ser condenado por roubar 51 milhões, foi quem indicou o vice do atual candidato do PT Jerônimo Rodrigues (PT), sendo inclusive do mesmo Partido do cacique do MDB na Bahia.

Lula é chamado de “xenofóbico” após dizer que “ignorante” é característico do interior de SP

Ao tentar criticar Bolsonaro, Lula acabou atingindo e irritando também o povo que mora na Roça, já que a expressão "Capiau" do interior de São Paulo é o mesmo que "Tabareu" no Nordeste que significa "homem sem instrução, que mora na Roça"

ELEIÇÕES 2022: Último debate com candidatos ao governo da Bahia acontece nesta terça-feira (27)

O debate irá ser realizado hoje (27), por volta das 22h30, após a novela "Pantanal" na Rede Globo Tv Bahia

Lula e Bolsonaro Farão Atos de Encerramento de Campanha Simultâneos em São Paulo

Bolsonaro fará uma motociata e Lula fará uma caminhada

Carregando..