Prefeita de Monte Santo Exonera Ex-Prefeito Jorge Andrade e Rompe de Vez com Grupo que a Ajudou a Ganhar as Eleições de 2020

A prefeita rompeu oficialmente com seus dois maiores aliados e pretende disputar sozinha as eleições do próximo ano em que busca sua reeleição

Por: Redação 1
09, ago. de 2023 às 07:53 • Atualz. 09, ago. de 2023 às 13:45
Siga-nos no Google News
Prefeita de Monte Santo Exonera Ex-Prefeito Jorge Andrade e Rompe de Vez com Grupo que a Ajudou a Ganhar as Eleições de 2020

Não é segredo para ninguém que a atual gestão da Prefeita Silvânia Matos vem tendo atritos com o Grupo do ex-prefeito Jorge Andrade. O que transparece é que desde o início da gestão a Prefeita vem trabalhando para minar os poderes do Grupo que ajudou e foi decisivo para a sua vitória nas eleições de 2020.

Tudo começou logo na formação do seu Secretariado, Silvania Matos atribuiu a Secretaria de Saúde a “Imaizara dos Santos”, contrariando a sua atual Vice-Prefeita Itácia Andrade que já havia tido larga experiência como Secretária da Pasta e desejava ocupa-la também nesta Gestão. Silvânia ainda afirmou em discurso “Itácia já foi Secretária, o povo quer ela como Vice agora”, em 10 de abril deste ano a Prefeita voltou a mexer na secretaria e exonerou Imaizara e nomeou para seu lugar na Secretaria de Saúde a então Diretora do Hospital, Monalisa Batista, que é a atual secretária.



A insatisfação do Grupo de Jorge Andrade era visível e ficou ainda mais evidente quando a Vice Itácia Andrade, filha do ex-prefeito Jorge Andrade, foi afastada de muitas funções, deixando inclusive de participar de eventos oficiais ao lado da Prefeita.  Segundo relatos, Silvania Matos chegou a bater boca e discutir com sua Vice em reuniões internas. Em contrapartida o protagonismo de Itácia Andrade vinha se destacando, tanto é que durante o período de campanha das Eleições de 2022, em que percorreu todo o município, conseguiu ajudar a eleger o segundo Deputado mais votado no município, Marcinho Oliveira ( UNIÃO ). Mesmo depois da Eleição o Deputado Marcinho, juntamente com a Vice-Prefeita Itácia e Jorge Andrade vêm sendo aclamados pelo povo, consolidando uma popularidade cada vez mais crescente, inclusive em evento da entrega de 7 tratores agrícolas para as comunidades de Monte Santo, o que tem tirado o protagonismo da atual Prefeita.

A insatisfação da população com relação à Prefeita Silvânia também tem como consequência o aumento da sua rejeição, até entre aliados que já afirmaram “em off” que a “Prefeita perdeu a mão” e tem promovido uma onda de demissões e diminuição de remuneração de pessoas que brigaram e ajudaram na sua eleição. Enquanto isso a “Mamãe” como é conhecida a Prefeita não para na cidade e raramente é encontrada na Prefeitura para atender o seu povo. Só o que comentam é que ela “só vive viajando” e já está sendo conhecida como “Prefeita Turista”. Essas ações e demissões contrariam o próprio slogan da sua gestão que é “Terra mãe que alimenta a todos”.

A Prefeita também rompeu com outro forte aliado o Dr. Luís Costa que foi exonerado do cargo de Procurador Geral do Município e, segundo fontes, vem tendo reuniões e procurando uma aproximação com o Grupo de Jorge e Vando. Vale ressaltar que o Dr. Luís Costa também foi fundamental para a vitória da Prefeita, quando já durante a campanha das Eleições de 2020, foi obrigado a remover sua Candidatura a Prefeito e apoiar a Candidata Silvania Matos, ocasião em que o  então Governador Rui Costa (PT) mandou um avião buscá-lo em Monte Santo para ter uma reunião, convencendo-o a fazer apoio aberto a Silvânia Matos, após a exoneração e o rompimento que ocorreu já em meados das eleições de 2022, o Dr Luís Costa (PT) vem percorrendo o município e ajudou na votação expressiva de Lula e Jerônimo e também fortaleceu o seu nome como possível candidato a prefeito ou vice em 2024.


Nos últimos meses o Grupo do ex-prefeito Vando vem realizando várias reuniões e já garantiram que terão um candidato a Prefeito e ao que tudo indica pode ser o  ex-prefeito Everaldo Joel de Araújo, tanto é que em entrevista, o Deputado mais votado no Município de Monte Santo, Laerte do Vando, afirmou que o Grupo terá sim um candidato para fazer oposição a Prefeita Silvania.


Exoneração de Jorge Andrade


Diante de todos os fatos ficava claro que a Prefeita já havia rompido com o Grupo de Jorge, faltava apenas a “cereja do bolo” que era o próprio Jorge, o único que ainda participava de eventos oficiais ao lado da Prefeita. Foi então que em um evento que ocorreu no Povoado de Jardim, a tradicional “Festa do Padroeiro Bom Jesus”, em Monte Santo, em que, segundo informações, a Prefeita havia se recusado a realizar o evento, o ex-prefeito Jorge, Itácia e Laerte do Vando resolveram ajudar e realizar a “Festa”. Na oportunidade, Jorge Andrade tirou uma foto ao lado de Laerte do Vando e Luís Costa e isso foi a gota d’agua para que a Prefeita Silvânia Matos no dia seguinte (07/08) decretasse a exoneração do ex-prefeito Jorge Andrade da Secretária de Articulação Política.


Vale ressaltar que em 2013 aconteceu algo similar: Quando o Grupo de Vando e Everaldo resolveu romper com Jorge Andrade e lançar “Zé Valdo da Farmácia” como candidato, o "Queridinho” como Jorge é carinhosamente conhecido na região, concorreu sozinho e conseguiu ganhar as eleições. Até hoje, todos os candidatos em que Jorge se aliou venceram as eleições. Com isso, a Prefeita que já afirmou em entrevista que só ganhou as eleições de 2020 porque recebeu o apoio de Jorge Andrade e Luís Costa, tanto é que foi bem votada pela população da região de  Pedra Vermelha (área do Jorge), hoje rompe oficialmente com seus dois aliados e pretende disputar sozinha as eleições do próximo ano, em que busca sua reeleição.

Alguns movimentos da Prefeita foram comentados por populares durante a semana passada, em que a Câmara de Vereadores não se reuniu na quinta-feira 03/08, para a reabertura dos trabalhos, pois os Vereadores teriam sido convocados pela Prefeita para uma reunião de urgência e nesta terça-feira (08/08) os Vereadores aliados a ela também teriam sido convocados mais uma vez.

Tudo indica que Itácia Andrade, Jorge Andrade, Vando, Luís Costa e os dois Deputados mais votados no município: Laerte e Marcinho irão formar juntos uma frente ampla para tentar derrotar a Prefeita nas eleições de 2024.

Essas são as primeiras impressões da corrida à Prefeitura de Monte Santo para o próximo ano e nossa Equipe informará em breve os leitores sobre novos desdobramentos dos bastidores nos próximos dias. Fonte: MonteSanto.net Créditos das Fotos: Facebook Jneto do Sertão



Siga o MonteSanto.net no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Justiça multa irmão e assessor de prefeita de Monte Santo por divulgar pesquisa ilegal

A pesquisa irregular sem registro tem soma de 103% nos percentuais dos pré-candidatos citados, A multa que ultrapassou a casa dos 100 mil foi de 53.205,00 para o irmão da prefeita e também para o funcionário da prefeitura e assessor da Prefeitura.

Jorge Andrade, Ex-prefeito De Monte Santo Completa Idade Nova

O ex-prefeito Jorge Andrade, “Queridinho” como e popularmente conhecido, completa 72 anos de vida, ele que é natural de Monte Santo, nascido em 23/04/1952 e recebe homenagens pelo seu aniversário.

Luís Costa (PT) Confirma Pré-candidatura a Prefeito de Monte Santo e Revela os Reais Motivos do Rompimento com o Grupo da Prefeita Silvania

Em entrevista, o Dr. Luís Costa (PT) confirmou sua pré-candidatura ao Cargo de Prefeito de Monte Santo e pela primeira vez quebra o silêncio sobre os reais motivos que o levaram ao rompimento com o grupo da Prefeita Silvania

Carregando..