Grupo de voluntários cria "Movimento Sangue Bom" campanha que irá incentivar a doação de Sangue em Monte Santo

O Movimento "Sangue Bom Monte Santo" convida a todos para prestigiar o evento de lançamento que será realizado nesta Quarta-Feira, dia 15 de Novembro ás 19:30hs no Salão Paroquial em Monte Santo - Bahia

Por: Redação 1
13, nov. de 2023 às 19:03 • Atualz. 13, nov. de 2023 às 19:06
Siga-nos no Google News
Grupo de voluntários cria

Um grupo de voluntários e voluntárias de Monte Santo/BA, sensibilizados por uma situação de um jovem amigo, que iria realizar procedimento cirúrgico de transplante renal, foram convidados por Jorge Cabral, a participarem de um grupo de amigos que se reunissem para discutirem a criação de uma campanha de incentivo a doação de sangue. Justificada por causa de necessidade de bolsas de sangue para garantir a segurança do paciente durante a realização do procedimento (transplante). Sabemos que a necessidade da doação de sangue por voluntários se dá por diversos fatores: cirurgias, acidentes automobilísticos, doenças falciforme, pacientes oncológicos e etc.

Vivendo a experiência da necessidade de um amigo e tanto outros montesantenses que pelas diversas situações de saúde descritas, resolveram assumir o compromisso de criar o MSB – Movimento Sangue Bom, no município de Monte Santo/BA, sendo esta uma iniciativa pioneira da região sisaleira, nascendo inicialmente para promover campanhas que visam incentivar a doação voluntária de sangue, e posteriormente a doação de medula óssea e de órgãos.

No Brasil, estima-se que aproximadamente 1,8% da população brasileira doa sangue regularmente. Porém, é muito pouco comparado a população do nosso país. Ainda se faz-se necessário criar o hábito de doar regularmente para assim manter o estoque de bolsa de sangue em um volume seguro nos hemocentros brasileiros.

O ato de doar sangue é um gesto nobre, de voluntários e voluntárias que através da sua atitude de procurar uma UCT mais próxima, e doando uma bolsa de sangue que varia entre 420 ml e 450 ml, certamente ajudará a salvar até 04 vidas.

A HEMOBA – Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia, tem a missão de coordenar a política de sangue, assegurar a oferta de sangue e seus componentes e prestar assistência em hematologia e hemoterapia no estado. Ela é composto por um rede de 24 unidades hemoterápicas de coleta e processamento de sangue, entre hemocentros e bancos de sangue (Unidades de coleta e transfusão – UCT) públicas em todas as regiões do estado. Vale salientar que as UCT’s mais próximas do nosso município para doação de sangue estão localizadas nas cidades de Ribeira do Pombal/BA (á 131,2 km) de distância e Senhor do Bomfim/BA (á 141 km) de distância.

O voluntariado vem demonstrando que com esta simples atitude de promover informação, sensibilização e convidar as pessoas para o gesto concreto de doação de sangue, e que a participação do cidadão e/ou entidades públicas e privadas unem o nosso município em torno de um objetivo comum, que é ajudar a salvar vidas!

Algumas ações já desenvolvidas pelo MSB Monte Santo, foram: divulgação da campanha em veículos de comunicação local; parceria com a Prefeitura Municipal de Monte Santo (divulgação e transporte público); encontros com representantes dos setores públicos e da sociedade civil; parceria com Homero Silva da Banda Brega e Vinho e outros colaboradores, para a criação do jingle da campanha; parceria com a UCT-Senhor do Bonfim para realização da coleta de sague dos primeiros voluntários da campanha, que ocorreram nos dias 14/09 e 24/10 deste ano.

O MSB – Movimento Sangue Bom Monte Santo irá promover nesta Quarta-Feira, dia 15 de Novembro de 2023, ás 19:30 hs no Salão Paroquial, o evento de lançamento oficial da campanha para doação de sangue por voluntários. Este evento, faz parte de grade de programação que celebrará no próximo dia 25 de Novembro, o Dia do Doador Voluntário de Sangue.

Siga o instagram da Campanha: 
https://www.instagram.com/msbmontesanto

‘’ O sangue que corre nas veias de quem doa, transporte amor e esperança para as veias de quem recebe.’’


Por: Jorge Cabral - 
Voluntário idealizador da campanha




Siga o MonteSanto.net no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Luís Costa (PT) Confirma Pré-candidatura a Prefeito de Monte Santo e Revela os Reais Motivos do Rompimento com o Grupo da Prefeita Silvania

Em entrevista, o Dr. Luís Costa (PT) confirmou sua pré-candidatura ao Cargo de Prefeito de Monte Santo e pela primeira vez quebra o silêncio sobre os reais motivos que o levaram ao rompimento com o grupo da Prefeita Silvania

Justiça multa irmão e assessor de prefeita de Monte Santo por divulgar pesquisa ilegal

A pesquisa irregular sem registro tem soma de 103% nos percentuais dos pré-candidatos citados, A multa que ultrapassou a casa dos 100 mil foi de 53.205,00 para o irmão da prefeita e também para o funcionário da prefeitura e assessor da Prefeitura.

Confirmado! Euclides da Cunha terá base do Corpo de Bombeiros

Devido à sua localização estratégica, no coração do semiárido, a base atenderá outros seis municípios da região, beneficiando mais de 230 mil pessoas.

Jorge Andrade, Ex-prefeito De Monte Santo Completa Idade Nova

O ex-prefeito Jorge Andrade, “Queridinho” como e popularmente conhecido, completa 72 anos de vida, ele que é natural de Monte Santo, nascido em 23/04/1952 e recebe homenagens pelo seu aniversário.

Carregando..