Região das Areias Fica Isolada e População Pede Socorro Após Mais de 2 Meses com Pontes Destruídas

A nova "Pista das Areais" que sofreu o rompimento de 3 pontes por conta das chuvas e está há mais de 2 meses sem solução, volta a trazer transtornos para população,em especial aos alunos de Lagoa do Meio, Lagoa de Cima e adjacências, que correm risco de vida ao tentar atravessar correnteza do rio.

Por: Redação 1
04, abr. de 2024 às 19:39 • Atualz. 05, abr. de 2024 às 14:31
Siga-nos no Google News
Região das Areias Fica Isolada e População Pede Socorro Após Mais de 2 Meses com Pontes Destruídas

A nova pista asfáltica construída recentemente e que foi liberada mesmo sem ser inaugurada oficialmente na "Região das Areias" tem trazido grandes transtornos a toda população que reside nos povoados daquela região e adjacências. No início do ano, mais precisamente em (28/01), noticiamos a ocorrência de um acidente no trecho recém asfaltado de estrada. No entroncamento que liga a BA-120 aos Povoados de Lagoa das Pedras e  Lagoa do Meio, para Lagoa de Cima, um carro de um morador da localidade capotou e caiu na cratera que se formou em um dos três trechos destruídos e, por sorte, o morador sofreu apenas ferimentos leves, mas o seu veículo deu perca total.  

No dia seguinte ao ocorrido (29/01), a atual Prefeita de Monte Santo, Silvania Matos, foi até o local e gravou um vídeo para o seu perfil nas redes sociais, onde estreando o seu novo uniforme com colete e capacete da defesa civil, afirmou que já havia providenciado uma solução junto a SEINFRA e ao Governador Jerônimo Rodrigues (PT) e que em breve iria solucionar o problema.  Passados mais de 2 meses sem uma solução, as fortes chuvas dos últimos dias aumentou o tamanho das crateras nos trechos rompidos, inundando os desvios criados, o que tem tirado a paz dos moradores da "Região das Areais", que ficaram impossibilitados de passar pela via com medo de arriscar a vida ao passar pela correnteza do rio, e principalmente de pais de alunos, pois, sem o transporte escolar ficarão sem aulas por tempo indefinido.


Vídeos enviados para nossa reportagem deixaram a população perplexa diante da gravidade da situação e revelam que moradores e alunos da rede pública tem arriscado a vida ao tentar ultrapassar o trecho de rio em meio a correnteza, inclusive dentro de ônibus e pedem socorro à atual gestão, para terem o direito de estudar e não ficarem ilhados. 

A Pista da “Região das Areais” foi construída recentemente e liberada no final do ano passado. A construção do entroncamento da BA-120 tem uma extensão de 28,30 km e teria previsão de conclusão em 10 meses. Segundo publicação da própria Prefeitura o investimento do Governo do Estado na obra foi de mais de 34 Milhões de Reais, porém ainda não foi inaugurada oficialmente. Possivelmente o evento está aguardando para ser realizado durante o período eleitoral.
Em um outro vídeo publicado nas redes sociais e que viralizou em grupos de Whats App, um morador da localidade conhecido como Danilo Coelho questiona indignado a qualidade da pista asfáltica, devido ao fato de um dos trechos da ponte destruída ter voltado a ceder na mesma região e questiona "Que culpa a chuva tem se a obra foi mal feita e mal executada?" e completa: "Se é culpa da chuva por que as outras pontes de Monte Santo e Cansanção não caíram?", "Não pode ver um pingo de água e as pontes vão embora".  questionou o morador  

Após o triste ocorrido Deputado Estadual Laerte do Vando, publicou nas redes sociais que já cobrou providências para a solução do problema: "Atendendo ao nosso chamado, o Secretário de Infraestrutura, @sergiobrito558, e o Superintendente da Defesa Civil da Bahia, @hebersantanaoficial, já estão enviando equipes para conter os riscos nas estradas de Monte Santo a Euclides da Cunha e na BA-120 que liga as vias na região das Areias" afirmou o Deputado.


O Prefeito de Euclides da Cunha, Luciano Pinheiro também publicou que já tomou providências: "CARÁTER DE URGÊNCIA . Devido as fortes chuvas em nossa região, ocorreu o rompimento de uma das pontes no trecho BA220, que liga Euclides da Cunha a Monte santo" afirmou o Prefeito



Estranhamente até o momento do fechamento desta matéria passados mais de 24h do ocorrido a Prefeita Silvania Matos ainda não havia se pronunciado sobre o rompimento da Ba-220 que interditou a principal ligação do município com a capital Salvador e também impediu que alunos de Paripiranga pudessem ir para a faculdade, e também fez silêncio sobre a situação precária da nova pista das Areais, mesmo sendo filha da terra e a região ser o seu maior reduto eleitoral no município, apesar da Prefeita ignorar os fatos as redes sociais estavam ativas e durante a noite de ontem foi publicado apenas apoios políticos em seu perfil particular, inclusive com acompanhamento de fogos de artifício no início da noite, numa espécie de cortina de fumaça ou como se houvesse algum motivo para comemorar em meio a crise que prejudicou grande parte da população. 

Houve apenas duas “Notas” genéricas no instagram da Prefeitura de Monte Santo afirmando que já está ciente do problema. As duas postagens tiveram pouco alcance da população e receberam apenas dois comentários, um de uma estudante da localidade Samilly Silva afirmando: "Com urgência, os alunos precisam ir para à escola" e o outro de um morador de nome Danilo que pediu urgência "Precisa ser o mais rápido possível !!", mas até o momento não tivemos notícias por parte da perfeita ou da prefeitura de eventuais medidas ou um prazo razoável das autoridades para sanar o problema que já se arrasta há mais de 2 meses,  especialmente porque a pista asfáltica ainda nem foi inaugurada e já apresenta vários problemas que, pelas proporções vão custar outros milhões e onerar mais os cofres públicos e o bolso do pagador de impostos.

Fica o alerta às autoridades e aos pais de alunos que usam esse tipo de transporte diariamente.

Confira o vídeo dos alunos arriscando a vida ao tentar atravessar as correntezas do rio



Siga o MonteSanto.net no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jorge Andrade, Ex-prefeito De Monte Santo Completa Idade Nova

O ex-prefeito Jorge Andrade, “Queridinho” como e popularmente conhecido, completa 72 anos de vida, ele que é natural de Monte Santo, nascido em 23/04/1952 e recebe homenagens pelo seu aniversário.

Carregando..